O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) reduzirá, a partir da próxima sexta-feira (22), o limite de velocidade em trechos da Avenida Carlos Jereissati (CE-401), conhecida como Avenida do Aeroporto. A velocidade máxima passará de 80 km/h para 60 km/h. A medida tem como objetivo garantir mais segurança a pedestres, ciclistas e condutores que circulam pela via.
Após a conclusão da sinalização, os motoristas terão um prazo de 60 dias para se adaptarem ao novo limite. Durante esse período de adaptação, nos trechos modificados, o monitoramento será educativo, mas haverá penalidades para quem exceder o limite em mais de 50%, ou seja, circular acima de 90 km/h.
O Detran-CE, em parceria com o Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (BPRE), realizará ações de monitoramento e controle ao longo da CE-401, utilizando câmeras e efetivo operacional em viaturas.
A decisão de reduzir a velocidade é resultado de estudos que observaram o crescente volume de diferentes modais de transporte na via, bem como o registro de acidentes, alguns com consequências graves ou fatais. “A redução do limite de velocidade em trechos da CE-401 visa a garantia da segurança viária, levando em conta que vários estudos foram realizados, observando o volume crescente de interação entre diversos modais, além dos registros de sinistros, alguns com consequências graves ou fatais”, explica o diretor de Trânsito do Detran-CE, Júlio Cavalcanti.
O Detran-CE reforça a importância de que todos — pedestres, ciclistas e condutores — se adequem à nova sinalização, adotando uma postura preventiva e colaborativa para a preservação da vida e da integridade física de todos os usuários da rodovia.
Governo do Ceará