De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

julgamneto

Bolsonaro: julgamento que pode deixar ex-presidente inelegível será retomado nesta terça no TSE

1_novo_projeto__4_-22350497

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retomará na próxima terça-feira, 27, o julgamento que pode deixar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível pelos próximos oito anos. A ação, protocolada pelo PDT, acusa Bolsonaro de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

A representação diz respeito ao episódio de uma reunião de Bolsonaro com embaixadores, no Palácio da Alvorada, na qual ele questionou infundadamente o sistema eleitoral. O evento foi transmitido na TV Brasil.

Três datas estão reservadas para o julgamento. A primeira foi na semana passada, dia 22, a próxima é nesta terça-feira, 27, e a terceira na quinta-feira, 29. A sessão da terça-feira está prevista para iniciar, às 19 horas, com o voto do relator, ministro Benedito Gonçalves.

Na sequência votarão os ministros Raul Araújo, Floriano de Azevedo, André Ramos, Cármen Lúcia (vice-presidente), Nunes Marques e, por último, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes. Há possibilidade de algum ministro pedir vistas, o que pode adiar o julgamento.

Até o momento, o julgamento já passou pelas seguintes fases: leitura do relatório, argumentação da acusação e argumentação da defesa dos acusados.

  • Começo do julgamento: Leitura do relatório pelo corregedor-geral eleitoral, Benedito Gonçalves.
  • Partes se pronunciam: Advogados de defesa e acusação apresentam sustentações orais.
  • Votos: os ministros de posicionarão a seguir. (A partir desta terça-feira, 27)
  • Próximas sessões: Se for necessário, haverá uma nova sessão no dia 29 para a conclusão do julgamento.

Bolsonaro já falou publicamente sobre a situação e que acredita que perderá a causa. “É quase uma unanimidade que vou perder a ação lá”, declarou durante o processo. O ex-presidente também já se manifestou afirmando que caso se torne inelegível, recorrerá ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O Povo

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.