A perda de massa muscular começa aos 30 anos e se intensifica a partir dos 50, segundo a Universidade de Stanford. Entre 50 e 60 anos, ocorre uma perda de 0,5% a 2% por década, e essa perda aumenta para até 8% entre 70 e 80 anos.
Essa diminuição afeta significativamente a força e a capacidade de manter a independência, impactando diretamente a qualidade de vida na terceira idade.
Um estudo realizado na Universidade de Maastricht em 2018 analisou 227 adultos com 65 anos ou mais e revelou que a força muscular e o desempenho físico têm uma forte correlação com a capacidade de realizar atividades diárias, qualidade de vida e custos de saúde (Mijnarends et al., 2018).
Investir em exercícios físicos, manter a força e massa muscular são essenciais para retardar o envelhecimento e minimizar os impactos negativos na saúde.
Envelhecer com autonomia, saúde e qualidade de vida só depende de você.
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.