De Segunda a Sexta – 06h às 07h

Inadimplência

78% das famílias brasileiras estão endividadas, revela pesquisa

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), o número de famílias endividadas no Brasil aumentou por três meses consecutivos em 2024, atingindo 78,8% em maio, sendo a maior no país desde novembro de 2022.

O levantamento considera uma pessoa endividada aquela que tem qualquer tipo de dívida, mesmo que ela não esteja atrasada com os pagamentos, como financiamentos ou compras no cartão de crédito. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), responsável pela pesquisa, afirma que os resultados do estudo expõem que as famílias continuam aumentando sua demanda por crédito, aproveitando o menor custo com os juros.

Além disso, a pesquisa detalha que, em maio de 2024, a quantidade de famílias que se consideram muito endividadas chegou a 17,8%, estando do valor de abril do mesmo ano, que foi de 17,2%. Enquanto isso, as famílias que com om dívidas ou contas em atraso, no qual são consideradas inadimplentes, tem o percentual de 28,6% em maio, tendo a mesma quantidade do mês anterior, mas abaixo do mesmo período de 2023, que foi de 29,1%.

Leia também:  Reeleição de prefeitos bate recorde em 2024; Senado avalia proposta que pode encerrar prática

Dentre todas as famílias endividadas, em maio deste ano, 12% delas não tem condições de pagar suas dívidas, estando abaixo no mês de abril, que teve percentual de 12,1%, no entanto, acima do mesmo período do ano passado, que foi de 11,8%.

A pesquisa da Peic detalha que 86,9% dos fatores de endividamento das famílias são devido pendências com o cartão de crédito, seguido por carnês, com 16,2% e crédito pessoal, com 9,8%. Contudo, cheque especial está presente nas dívidas de apenas 3,9% das famílias, sendo o menor dado desde início da pesquisa em 2010.

Compartilhe essa notícia:

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress