De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

saúde

Beber café acelera metabolismo e reduz gordura corporal, sugere estudo

50dd08f11c40988b071c422cba7d4478

Um estudo europeu trouxe evidências de que beber café ajuda a reduzir os níveis de gordura no corpo. Os pesquisadores sugerem que o hábito pode contribuir para a prevenção de doenças relacionadas ao sobrepeso e a obesidade, como diabetes tipo 2.

Cientistas da Universidade de Bristol e do Imperial College London, ambos no Reino Unido, e do Instituto Karolinska, na Suécia, usaram marcadores genéticos para estabelecer uma ligação mais clara entre os níveis de cafeína, o índice de massa corporal (IMC) e o risco de diabetes tipo 2.

Os cientistas afirmam que bebidas com cafeína e sem calorias — como o café sem açúcar — podem ser usadas para ajudar a reduzir os níveis de gordura corporal.

A pesquisa foi feita a partir de informações de aproximadamente 10 mil pessoas cadastradas em bancos de dados genéticos existentes.

O foco dos cientistas foi estudar variações em genes específicos associados à velocidade com que a cafeína se decompõe. Algumas pessoas têm a pré-disposição genética para decompor a cafeína mais lentamente. Nesse caso, a substância permanece na corrente sanguínea por mais tempo.

Os pesquisadores encontraram uma ligação significativa entre os níveis de concentração de cafeína mais elevados e índices de massa corporal (IMC). Além disso, concentrações plasmáticas de cafeína mais elevadas foram associadas a um menor risco de diabetes tipo 2.

“Estima-se que aproximadamente metade do efeito da cafeína no risco de diabetes tipo 2 seja mediado pela redução do IMC”, afirmaram os pesquisadores em artigo científico publicado na revista científica BMJ Medicine.

A hipótese dos pesquisadores é que a cafeína aumente a termogênese (produção de calor) e, em consequência, a oxidação de gordura (transformação de gordura em energia) no corpo.

Os pesquisadores ponderam que mais estudos precisam ser feitos para confirmar a relação da cafeína com a perda de peso. Além disso, os efeitos da cafeína no corpo não são totalmente positivos. É necessário entender a quantidade consumida e os efeitos a longo prazo.

“Pequenos ensaios clínicos de curto prazo mostraram que a ingestão de cafeína resulta em redução de peso e massa gorda, mas os efeitos a longo prazo da ingestão de cafeína são desconhecidos”, afirmam.

Metrópoles

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.