O Ceará recebe a 6ª edição da Caravana Federativa, nesta quinta e sexta, 7 e 8 de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) participa do evento promovido pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, que busca proporcionar um ambiente único para fortalecer a cooperação entre os governos federal, estadual e municipal. As atividades ocorrerão das 9h às 18h (quinta) e na sexta, das 9h às 14h: palestras, oficinas, disponibilização de serviços e atendimento técnico de várias instituições federais.
A premissa da Caravana é estimular o crescimento sustentável e o desenvolvimento inclusivo no país, por meio dos seguintes pilares: pacto social, atendimento às demandas sociais prioritárias e cooperação federativa. Busca um entendimento da realidade local, para que serviços e políticas públicas reais surjam dos encontros entre os membros da União e sejam aperfeiçoados, de modo adequado ao contexto de cada território.
Na prática, o evento é voltado especialmente a gestores municipais, que poderão encontrar num só lugar a representação de ministérios, bancos públicos e outros órgãos federais, facilitando o diálogo e a resolução de pendências para parcerias. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.
Segundo o governador Elmano de Freitas, o objetivo é a aproximar cada vez mais o Governo Federal do Estado e dos municípios.
Na ocasião, os prefeitos terão acesso direto aos ministérios e autarquias, que oferecerão atendimento personalizado. Um dos objetivos da ação é “atender às demandas dos municípios brasileiros, ampliando o acesso dos gestores aos serviços oferecidos pelo governo federal”. Representantes de 30 ministérios, da Caixa Econômica e do Banco do Brasil, IBGE e Serpro, dentre outros, farão parte da edição Ceará. A Caravana Federativa estreou em agosto, na Bahia, já passou pelo Rio de janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins e Maranhão.
Governo do Ceará