De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

TREM

Viagem inaugural da Transnordestina entre o Piauí e o Ceará será realizada nesta sexta (24)

at

A primeira viagem do trem de cargas da ferrovia Transnordestina ocorrerá, na sexta-feira (24), saindo da cidade de Bela Vista do Piauí até Iguatu, no Ceará. A viagem marca o início da operação da ferrovia, que terá papel estratégico no desenvolvimento econômico do Piauí. Os governadores Rafael Fonteles e Elmano de Freitas, além de autoridades dos dois estados, acompanharão o trajeto.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) emitiu autorização para a etapa de transporte comissionado. A viagem inaugural deve durar aproximadamente 20 horas e fará o transporte de uma carga de milho. O trecho a ser percorrido possui 585 km de extensão.

O carregamento do trem acontecerá em um ponto próximo ao local onde está sendo construído o Terminal Intermodal de Cargas do Piauí (TIPI), terminal próprio da TLSA, em Bela Vista do Piauí. Já o descarregamento, no sábado (25), será próximo ao espaço onde está sendo construído o Terminal Logístico de Iguatu, de propriedade de empresários da região.

No total, a ferrovia terá 1.206 km de extensão e a obra emprega mais de 4 mil trabalhadores. A primeira fase tem 78% de avanço físico concluído. Já foram executados 676 km da linha principal e, atualmente, 280 km da ferrovia estão sendo construídos em seis lotes simultaneamente. Nos lotes 4 e 5, estão sendo colocados trilhos, dormentes e brita num trecho de 108 km. Já os lotes 6, 7, 8 e 11 passam por obras de infraestrutura (bueiros, pontes, terraplanagem e viadutos) em 178 km.

De acordo com a TSLA (Transnordestina Logística S.A), a fase 1 será finalizada em 2027, conectando a ferrovia com o Porto de Pecém (CE). E o trecho de 151 km, que passa por Eliseu Martins e Paes Landim, no Piauí, será retomado no início do ano que vem e a previsão de conclusão é para 2028, um ano e meio antes do previsto.

Superestrutura

A Transnordestina é a maior obra linear em execução no Brasil. Em sua infraestrutura, o projeto prevê 186 milhões de metros cúbicos de terraplanagem, 143 pontes e viadutos, além de 65 km de bueiros. A ferrovia será composta por 2,2 milhões de dormentes, 209 mil toneladas de trilhos e 3,2 milhões de metros cúbicos de brita. Estão sendo produzidos, em média, 4,8 mil dormentes e 4,5 metros cúbicos de brita por dia para atender à obra.

Governo do Piauí

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.