De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

saúde

Vacinação contra a gripe é antecipada para março em todo o país

image_processing20230406-1314-1plaevo

Tradicionalmente realizada entre os meses de abril e maio, em 2024, a vacinação contra a gripe terá início em março, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A estimativa é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a campanha começa nesta semana, mediante um esforço conjunto da pasta, do Instituto Butantan e do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), permitindo, assim, a antecipação da entrega da primeira remessa das vacinas, que já começaram a ser distribuídas para todos os estados.

A antecipação é válida para as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Vale ressaltar, que, em 2023, o governo federal mudou a estratégia da campanha para a região Norte e já imunizou a população entre novembro e dezembro, atendendo às particularidades climáticas da região.

Ainda segundo o MS, a vacina utilizada é a trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. Além disso, a autarquia acrescenta que a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

Segundo a ministra Nísia Trindade, o Programa Nacional de Imunizações está preparando uma nota técnica para orientar estados e municípios a iniciarem as campanhas regionais em todo o Brasil. “A partir de agora, a expectativa é imunizar 75 milhões de pessoas por meio do SUS, como idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de seis anos, professores da rede pública de ensino, entre outros públicos prioritários”, detalhou.

Na avaliação do médico sanitarista e gestor em saúde, Álvaro Madeira Neto, a antecipação da campanha de vacinação contra gripe anunciada pelo MS é fundamental para proteger a população, especialmente os mais vulneráveis, por conta das complicações oriundas da gripe, que podem incluir pneumonia, hospitalizações e, em casos mais extremos, até mesmo a morte.

“A gripe é uma infecção viral respiratória altamente contagiosa que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Com a chegada desse período de chuvas, a circulação do vírus tende a aumentar elevando ainda mais o risco de surtos de gripe. Então, a vacinação é a melhor forma de prevenir a doença e as suas consequências, reduzindo assim a pressão sobre o sistema de saúde, que já está, muitas vezes, sobrecarregado com outras doenças, como as arboviroses e a própria Covid-19, como se viu anteriormente”, avalia.

Portanto, orienta, é importante que as pessoas alcancem uma consciência coletiva sobre a necessidade de se agir preventivamente e proativamente contra a doença, se vacinando e, assim, garantindo a imunização ante do pico da temporada de gripe.

Repórter Ceará

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.