O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) marcou para o próximo dia 12 (terça-feira), a data para julgar o Sport, por conta do ataque realizado por membros da sua torcida organizada, ao ônibus do Fortaleza, após partida pela Copa do Nordeste, no dia 21 de fevereiro. O julgamento será na sede do STJD, a partir das 10h.
Na ocasião, seis jogadores do Tricolor de Aço se feriram com estilhaços de vidro, pedras e bombas jogados por integrantes da torcida organizada do time pernambucano na saída da Arena Pernambuco. O ataque deixou mais de 1.200 lesões físicas nos atletas.
O clube pernambucano foi denunciado no artigo 213, inciso I, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala em “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: desordens em sua praça de desporto”. A pena prevista é multa pecuniária, entre R$ 100 e R$ 100 mil, mas o parágrafo primeiro do artigo diz que desordem de elevada gravidade pode culminar em perda de mando de campo de uma a dez partidas.
O Leão da Ilha já cumpre uma punição imposta pelo próprio STJD, sem contar com a presença de sua torcida em jogos como mandante e visitante em competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Até o momento, o clube cumpriu a determinação do órgão nas vitórias diante do Trem-AP, pela Copa do Brasil, e contra o Altos, pela Copa do Nordeste. Foram duas partidas onde o Leão pernambucano não contou com a sua torcida.
Diário do Nordeste