O Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Quixadá se destacou na edição 2024 do Selo de Inovação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com o projeto Auricheeks: Mouse Acessível como Tecnologia Assistiva para Navegação em Desktops. O resultado foi revelado em 22 de julho, durante o 44° Congresso da SBC, ocorrido em Brasília.
A criação, que é fruto do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (INOVE) do campus, alcançou o segundo lugar na competição nacional. O Auricheeks é um dispositivo auricular, equipado com sensores que detectam pressão, posição e flexibilidade, permitindo que o usuário navegue e clique utilizando movimentos da orelha.
O projeto Auricheeks foi o único representante do Nordeste a receber o Selo de Inovação. A equipe é composta pelo professor Marcelo Martins; pela ex-coordenadora do INOVE e atual administradora na Universidade Federal do Pará, Simone Nunes; pelos estudantes do curso de Design Digital, Bianca Alves, Eduardo Almeida e Juliana Barreto; pelo estudante de Engenharia da Computação, Petrúcio Filho; e Ray Texeira, estudante de Redes de Computadores.
“É muito importante receber esse reconhecimento, tanto pela visibilidade que o prêmio tem como por ele ressaltar esse trabalho de incentivo à inovação dentro do principal evento de computação da América Latina”, destaca Marcelo, ressaltando que os estudantes de graduação de Quixadá competiram com alunos de mestrado e doutorado de diversas partes do Brasil.
Fonte: ANC