De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

política

PT suspende filiação de candidato a vereador que forjou o próprio sequestro em Iguatu

WhatsApp Image 2024-08-31 at 21.55.03hrd

A direção do PT Ceará decidiu, de forma cautelar, suspender a filiação do candidato a vereador Eliomar Cardoso, de 35 anos, por ter forjado o próprio sequestro em Iguatu, cidade em que concorria ao cargo. 

O postulante chegou a utilizar arame farpado para prender-se dentro de seu próprio veículo até que a Polícia o encontrasse. Todavia, investigação da Polícia Federal (PF) apontou que o crime — que teria caráter eleitoreiro e chegou a ser tratado como possível cárcere privado — foi forjado. O caso ocorreu na sexta-feira (30). 

Em nota divulgada à imprensa nesta segunda-feira (2), o partido declarou que abriu processo disciplinar contra o correligionário e suspendeu sua filiação, tornando-o, assim, inapto ao pleito de outubro na cidade do Centro-Sul cearense. No site Divulgacand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele já aparece como inapto.

“De forma cautelar, o partido decidiu pela suspensão da filiação do candidato devido à gravidade dos fatos, que, caso efetivamente confirmados, são condenáveis sob todas as formas”, diz nota. 

Antes do sequestro ser apontado como falso pela PF, inclusive com direito a confissão do candidato, o Partido dos Trabalhadores chegou a emitir uma nota repudiando o episódio. 

“O PT Ceará repudia com indignação o episódio criminoso envolvendo o candidato Eliomar Cardoso em Iguatu, ao mesmo tempo que presta total solidariedade ao companheiro. Acreditamos no trabalho das autoridades de segurança do nosso estado para apurar e punir os responsáveis, ao mesmo tempo que rechaçamos eventual uso politiqueiro do episódio”, afirmou a nota emitida em 30 de agosto. 

Depois do falso sequestro ser descoberto, a candidatura de Eliomar Cardoso começou a ficar sob risco. Diante da gravidade do crime, o Ministério Público Eleitoral Ceará (MPE) informou que irá solicitar os documentos da investigação do caso à PF a fim de analisar o ajuizamento de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) para cassar o registro de candidatura do postulante. 

Após encontrar uma série de inconsistências no caso, a PF descobriu ser o crime foi forjado. Eliomar Cardoso chegou a confessar que simulou o sequestro, conforme nota da própria PF. Por conta disso, ele será autuado por falsa comunicação de crime, segundo a PF. 

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.