Fortaleza — No ar há 35 anos pela Rádio FM Maior de Baturité, o Programa do Rochinha segue em franca expansão. Além das retransmissões pelas rádios Rochedo FM e Cultural de Capistrano, a atração passou a ser veiculada nesta segunda-feira também pela Rádio Clube AM de Fortaleza — a Pioneira. O movimento inverte uma lógica tradicional: se antes era comum emissoras do interior levarem ao ar programas produzidos na capital, agora é a capital que abre espaço para um conteúdo nascido no interior.
Segundo o apresentador José Távora Costa, o Rochinha, a rede deve crescer: “Em breve, outras emissoras também estarão transmitindo o Programa do Rochinha.” A ampliação tem a chancela do diretor da Rádio Clube de Fortaleza, Márcio Aurélio, apontado como o articulador da chegada do programa ao dial da capital.
Um jornal falado com sotaque do Ceará
Veiculado de segunda a sexta, das 6h às 7h, o programa reúne uma ampla equipe de comunicadores do Maciço de Baturité, Sertão Central e de outras regiões do estado. O conteúdo mistura noticiário do municipalismo, curiosidades, entrevistas e, ocasionalmente, música, mantendo o tom de rádio de companhia das primeiras horas da manhã. Emissoras web também retransmitem a atração, ampliando o alcance para além de FM e AM.
Colaboradores e quadros
Entre os participantes fixos e colaboradores, estão:
- o escritor e historiador Jeovah Mendes;
- o jornalista Luciano Luque;
- Domingos Távora, que traz informes da Assembleia Legislativa.
JORNAL DOS MUNICÍPIOS – ZEUDIR QUEIROZ