Metade dos trabalhadores de Nova Déli, na Índia, receberam ordens de trabalhar de casa, numa tentativa de reduzir os problemas de saúde na cidade. A capital do país está sob uma névoa tóxica desde o início da semana, com a poluição do ar 50 vezes maior do que o limite seguro recomendado pela Organização Mundial da Saúde.
A névoa já cobriu monumentos históricos e prédios altos em toda a cidade, e a visibilidade ficou tão reduzida que as companhias aéreas passaram a ter dificuldade de cumprir com seus horários. Assim, o governo de Nova Déli ordenou que os comércios da cidade atuem com metade da sua capacidade, enquanto as autoridades buscam uma solução para o problema.
“Todos os escritórios do governo de Déli, exceto serviços essenciais, trabalharão com 50% da capacidade. Escritórios privados também estão sendo orientados a implementar o trabalho em casa”, escreveu em sua conta no X, Gopal Rai, ministro do Meio Ambiente.
Segundo autoridades locais, a redução pela metade do número de trabalhadores indo para o trabalho reduziria significativamente o tráfego dentro da cidade, fator significativo para aumento da poluição do ar.
A poluição do ar na índia é responsabilizada por milhares de mortes prematuras a cada ano e é uma fonte anual de sofrimento para os moradores da capital, com várias iniciativas governamentais fragmentadas que não conseguem resolver o problema.
O pedido para os trabalhadores ficarem em casa acontece após a suspensão das aulas presenciais das escolas de Déli. As autoridades também impuseram proibições à atividade de construção.
*Com informações Extra