De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

HISTÓRICO

Papa Leão XIV cria a Diocese de Baturité; Dom Luís Gonzaga Pepeu será o primeiro bispo

WhatsApp Image 2026-01-01 at 08.18.20

O Papa Leão XIV criou oficialmente, nesta quinta-feira, 1º de janeiro de 2026, a Diocese de Baturité, no Ceará. A nova circunscrição eclesiástica foi desmembrada da Arquidiocese de Fortaleza e passa a integrar oficialmente a organização da Igreja Católica no Brasil.

O primeiro bispo será Dom Luís Gonzaga Pepeu, frade franciscano capuchinho, que já foi arcebispo de Vitória da Conquista (BA) entre 2008 e 2019. Reconhecido pela trajetória pastoral e pela proximidade com o povo, Dom Pepeu assume a missão de conduzir a nova diocese com espírito de evangelização, serviço e cuidado.

A Diocese de Baturité abrange 14 municípios do Maciço de Baturité e região, reunindo aproximadamente 298 mil habitantes, conforme o Censo 2022. A decisão atende a um antigo desejo da Igreja local e reforça a presença pastoral na região.

CNBB saúda a nova Diocese e o primeiro bispo

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou mensagem oficial saudando a criação da Diocese e acolhendo Dom Luís Gonzaga Pepeu e o povo de Deus da nova Igreja particular:

“No início deste novo ano, quando celebramos a Solenidade de Maria, Mãe de Deus, recebemos com grande alegria a notícia da criação de uma nova Diocese em nosso país. Este acontecimento reflete a busca da Igreja Católica em cumprir, de forma sempre mais viva, sua missão de evangelizar e ser presença junto de seu povo.”

A CNBB destacou a confiança no ministério episcopal de Dom Pepeu:

“Agradecemos por dizer sim a essa missão confiada pela Igreja, cientes de que seu carisma franciscano, sua vivência eclesial e sua doação serão sinais daquilo que o Santo Padre Leão XIV deseja: ‘uma Igreja sinodal, que caminha, que procura sempre a paz, a caridade e estar próxima sobretudo dos que sofrem’”.

A entidade também dirigiu palavra especial aos fiéis da nova diocese:

“Rogamos que o Espírito Santo ilumine todo o povo de Deus, para que sejam uma Igreja de acolhida e comunhão na desafiadora missão de evangelizar.”

A mensagem é assinada pelo presidente da CNBB, Dom Jaime Cardeal Spengler, e pela presidência da entidade: Dom João Justino de Medeiros Silva, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa e Dom Ricardo Hoepers.

A data de posse do bispo e demais orientações pastorais serão divulgadas nos próximos dias. O Maciço celebra com fé e alegria este marco histórico para a vida da Igreja no Ceará.

#DioceseDeBaturité #Baturité #IgrejaCatólica #Ceará #CNBB

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas