De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

BIOMETANO

Ônibus movido a fezes humanas já percorreu mais de 42 mil km 

AO

Um meio de transporte inovador está conquistando as ruas de Barcelona (Espanha) e transformando um dos subprodutos mais polêmicos da humanidade em energia: um ônibus ecológico abastecido com biometano, gás que vem da decomposição de resíduos orgânicos. Em outras palavras, um ônibus movido a fezes humanas.

O biometano foi produzido a partir da matéria orgânica úmida resultante do tratamento de águas em uma estação local. O jornal francês “Le Monde” estima que foram usados “dejetos humanos de mais de 1,5 milhão de moradores da cidade catalã”.

Desde que foi implementado, há 39 meses, o ônibus-piloto já conseguiu reduzir em mais de 85% a pegada de carbono e aumentar em 70% a energia obtida do biogás. A cada ano, ele percorreu mais de 14 mil quilômetros.

O projeto, batizado de Life Nimbus, é uma colaboração entre os departamentos de águas e transporte de Barcelona com institutos de pesquisa e a Universidade Autônoma de Barcelona.

A medida foi aplaudida por diversas ONGs e governos locais, mas também chamou atenção dos cidadãos. Em entrevista ao “Le Monde”, uma aposentada catalã chamada Rosa Maria Gay comentou ao descobrir como é o processo de produção do biometano: “Acho que é uma ideia fantástica. Já aproveitamos os dejetos dos animais, então por que não os nossos?”.

“Contanto que seja energia renovável e não tenha mau cheiro, acho ótimo”, disse Alessandra Spano, estudante de ciência da computação.

Extra

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.