Uma senhora de 90 anos viralizou nas redes sociais após revelar que ter feito um terço com as 63 pedras retiradas da vesícula durante uma cirurgia. O vídeo, publicado nas redes sociais pela neta no dia 28 de novembro, começou a repercutir uma semana depois e já ultrapassou de 3 milhões de visualizações.
Na gravação, a neta Letícia Martins disse que ouvia a história sobre o terço da avó, Vanda Maria da Cunha Martins, desde pequena, mas só conheceu todos os detalhes do caso depois da repercussão do vídeo. Ambas moram em Florianópolis, Santa Catarina.
“Fui até a casa dela para contar que o vídeo tinha viralizado, e então sentei com ela para ouvir a história completa, desde quando ela passou mal e foi ao hospital até a confecção do terço”, relatou a neta em entrevista ao portal g1.
A neta explicou que a avó descobriu o problema de saúde depois de retornar de uma viagem, há 26 anos. Depois do almoço, ela começou a sentir enjoos, mas achou que fosse por causa de alguma comida que ela havia comido.
Como o mal-estar persistiu, a avó foi ao hospital, onde os médicos inicialmente diagnosticaram se tratar de uma intoxicação alimentar. No entanto, o enjoo não parou.
“Depois de duas consultas, os médicos examinaram a região da vesícula e perceberam que não estava dentro dos padrões normais, então ela foi imediatamente para a sala de cirurgia”, contou Letícia em entrevista.
No entanto, foi necessário retirar a vesícula inteira, não apenas as pedras. Segundo a neta, o anestesista que a atendeu a idosa era amigo da família. Ele então perguntou à avó se ela gostaria de ficar com as pedras retiradas.
Leticia contou ainda que a ideia de fazer o terço veio de uma amiga que acompanhava Vanda no hospital.
Para a confecção do terço, as pedras foram levadas a um ourives, profissional especializado na criação e venda de objetos de ouro e prata. A neta afirmou que as pedras não passaram por nenhum tratamento, sendo apenas feita a higienização dos cáuculos. Ela também ressaltou que as pedras não têm nenhum odor.
O Povo