De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

poder executivo

Governador Elmano de Freitas anuncia pacote de concursos e convocação de 637 professores do cadastro de reserva da Educação

DSC00679

Em sua conversa semanal com os cearenses por meio das redes sociais, o governador Elmano de Freitas anunciou um pacote de concursos para nove órgãos. De acordo com o chefe do Executivo Estadual, todos os certames estão autorizados para iniciar o processo de seleção. As pastas selecionadas para que sejam realizados concursos são: Arce (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará), CEE (Conselho Estadual de Educação), Ipece (Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará), PGE (Procuradoria-Geral do Estado), SOP (Superintendência de Obras Públicas), PC-CE (Polícia Civil do Estado do Ceará), SAP (Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização), Seplag (Secretaria do Planejamento e Gestão) e Seas (Superintendência Estadual do Sistema Socioeducativo).

Em sua fala, Elmano de Freitas destacou, dentre os concursos autorizados, o da PC-CE. “É a ação mais estratégica para a Segurança Pública. Nós precisamos de informação e investigação aprofundada para o enfrentamento às organizações criminosas. Eu sei da importância de ter a presença efetiva da Polícia nas comunidades e do trabalho de prevenção da juventude, mas nós também precisamos ter inteligência, utilização da tecnologia e investigação, principalmente procurando encontrar e prender os chefes dessas organizações criminosas”, pontuou o governador.

Na mesma live desta quarta-feira (25), o governador do Ceará também divulgou, após pergunta do internauta Carlos George, o calendário de chamamento de 637 concursados do cadastro de reserva do último concurso da Educação no Estado. Segundo ele, o edital de convocação está previsto para o próximo dia 30 de novembro com todo o processo sendo finalizado até o fim do mês de janeiro.

“A prorrogação, conforme eu disse, foi feita. A Secretaria da Educação já fez o cronograma para chamar os professores. Nós vamos ter um edital convocando no dia 30 de novembro. Nós fizemos um cronograma para que você seja chamado e que, ao final desse cronograma, você esteja pronto para iniciar o novo ano letivo”, destacou Elmano aos professores, lembrando que o calendário segue com entrega de documentação, perícia médica e locação dos professores.

Depois disso, a publicação da nomeação dos professores está prevista para 15 de janeiro de 2024. A posse deve ser realizada em 26 de janeiro, com o início das aulas do próximo ano letivo marcado para 29 de janeiro.

Elmano de Freitas comentou também sobre o Hidrogênio Verde. O internauta Joaquim da Silva perguntou sobre o interesse do Estado na fonte de energia limpa e a motivação constante do governador em buscar acordos na área. “É a nova economia que vai surgir no Ceará. E o hidrogênio verde vai substituir, por exemplo, a gasolina. Em vez de colocar, por exemplo, óleo diesel em um caminhão, vai se colocar hidrogênio verde. Mas, para isso, é preciso ter muita energia e água. A gente vai gerar muitas oportunidades de emprego para os cearenses com a instalação de indústrias e produção do hidrogênio verde. E o que a gente está conversando é para trazer as indústrias para o Ceará e também as empresas que fabricam as peças. Porque são indústrias que precisam de muitas peças para funcionar”, comentou.

Ele citou ainda o desenvolvimento de outras energias renováveis, como a energia solar, no qual o Ceará é pioneiro. Em destaque, ele citou os parques dos municípios de Mauriti e Jaguaretama.

O governador do Ceará revisitou ainda as principais atividades dos últimos dias, destacando a inauguração da CE-596, no distrito de Candeias, em Baturité, que vai facilitar os deslocamentos da população até o centro do município. Houve ainda, na semana anterior, a assinatura do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID), destinando R$ 4,6 milhões para o programa Ceará Sem Fome. O objetivo é que sejam comprados utensílios e equipamentos para a estruturação das cozinhas cadastradas. A mensagem foi enviada à Assembleia Legislativa para ser apreciada e votada.

O grande destaque da semana foi o lançamento de mais uma edição da CNH Popular, que beneficiará 25 mil cearenses de baixa renda, em situação de vulnerabilidade e também para pessoas com deficiência. Todo o processo para a retirada da habilitação será bancada pelo Estado, que investirá R$ 30 milhões. Considerado um sucesso, o programa teve inscrições esgotadas em cerca de 7 horas após a abertura da página de inscrições.

Governo do Ceará

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.