Um estudo publicado no European Heart Journal, avaliou como os diferentes padrões de movimento ao longo das 24 horas do dia podem estar ligados à saúde do coração.
Neste estudo, os cientistas analisaram dados de seis estudos, abrangendo 15.246 pessoas de cinco países, para ver como o comportamento de movimento ao longo do dia está associado à saúde cardíaca, conforme medido por seis indicadores comuns. Cada participante usou um dispositivo para medir sua atividade durante as 24 horas do dia e teve sua saúde cardíaca medida.
Os pesquisadores identificaram uma hierarquia de comportamentos que constituem um dia típico de 24 horas, com o tempo gasto em atividades moderadas a vigorosas proporcionando o maior benefício para a saúde cardíaca, seguido de atividades leves, ficar em pé e dormir, em comparação com o impacto adverso do comportamento sedentário.
A equipe criou hipóteses do que aconteceria se um indivíduo mudasse várias quantidades de um comportamento para outro todos os dias durante uma semana, a fim de estimar o efeito na saúde cardíaca para cada cenário. Ao substituir o comportamento sedentário, com apenas cinco minutos de atividade moderada a vigorosa, os participantes tiveram um efeito notável na saúde do coração.
Para uma mulher de 54 anos com IMC médio de 26,5, por exemplo, uma mudança de 30 minutos traduziu-se numa diminuição de 0,64 no IMC, o que representa uma diferença de 2,4%. Assim, substituir 30 minutos diários de tempo sentado ou deitado por exercício moderado ou vigoroso também pode refletir numa diminuição de 2,5 cm (2,7%) na circunferência da cintura ou numa diminuição de 1,33 mmol/mol (3,6%) na hemoglobina glicada.
A conclusão da pesquisa é que, embora pequenas mudanças na forma como você se move possam ter um efeito positivo na saúde do coração, a intensidade dos movimentos é importante. A mudança mais benéfica que os estudiosos observaram foi a substituição da posição sentada por atividades moderadas a vigorosas, que podem ser uma corrida, uma caminhada rápida ou subir escadas, basicamente qualquer atividade que aumente sua frequência cardíaca e faça você respirar mais rápido, mesmo que por um ou dois minutos.
Eles ainda apontaram que, embora o tempo gasto em atividades vigorosas seja a maneira mais rápida de melhorar a saúde do coração, existem maneiras de beneficiar pessoas de todas as habilidades -só que quanto menor a intensidade da atividade, mais tempo será necessário para começar a ter um benefício tangível.
Descobriu-se também que aqueles que são menos ativos obtêm os maiores benefícios com a mudança de comportamentos sedentários para comportamentos mais ativos.
Embora as descobertas não possam inferir causalidade entre comportamentos de movimento e resultados cardiovasculares, elas contribuem para um conjunto crescente de evidências que ligam a atividade física moderada a vigorosa durante 24 horas com melhores métricas de gordura corporal. Mais estudos de longo prazo serão cruciais para compreender melhor as associações entre movimento e resultados cardiovasculares.
Já sabemos que o exercício pode trazer benefícios reais para a saúde cardiovascular e esta pesquisa encorajadora mostra que pequenos ajustes na sua rotina diária podem diminuir as chances de ter um ataque cardíaco e substituir até mesmo alguns minutos sentado por alguns minutos de atividade moderada pode melhorar seu IMC, colesterol, tamanho da cintura e trazer muitos outros benefícios físicos.
Isto É