De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

Curiosidades

Estudo sugere que astronautas bebam vinho tinto e comam chocolate para se manter saudáveis no espaço

Screenshot 2024-06-12 at 18-24-00 Estudo sugere que astronautas bebam vinho tinto e comam chocolate para se manter saudáveis no espaço

Os astronautas que bebem vinho tinto e comem chocolate amargo podem se manter mais saudáveis no espaço. A afirmação é resultado de um estudo coordenado pela Cornell University e pelo Buck Institute e anunciado nesta semana pela revista “Nature”.

Cientistas descobriram, pela primeira vez, que os produtos químicos presentes nos dois alimentos podem ajudar as pessoas a lidar com o stress físico das viagens espaciais.

Coincidência ou não, o primeiro homem no espaço, o soviético Yuri Gagarin, levou calda de chocolate na sua viagem pioneira em 1961. Os exploradores mais mordernos, além do chocolate amargo, podem acrescentar vinho tinto e chocolate amargo ao cardápio.

Descobriu-se que compostos chamados flavonóis, cujos benefícios à saúde têm sido amplamente elogiados por nutricionistas, mantêm o sistema imunológico funcionando adequadamente no espaço.

A descoberta ajuda os cientistas que estão investigando o impacto a longo prazo das viagens espaciais na saúde, em preparação para viagens humanas à Lua nos próximos anos e a Marte na próxima década.

Decolar para o espaço e passar meses em órbita tem um impacto dramático na saúde dos seres humanos, com a intensa radiação cósmica e a microgravidade alterando a funcionalidade do corpo.

Uma série de estudos revela que o tempo no espaço altera o sistema imunológico, a pele, o comprimento dos cromossomos, a ativação genética, o microbioma intestinal, o sistema reprodutivo, os hormônios, o sangue, a funcionalidade do fígado e a eficiência renal. Problemas de saúde como atrofia muscular, ossos frágeis, visão enfraquecida e pedras nos rins, já foram registrados.

Cientistas e especialistas em inteligência artificial (IA) usaram o aprendizado de máquina para procurar produtos químicos que pudessem tratar o sistema imunológico dos astronautas. Um antioxidante comum chamado quercetina, um tipo de flavonol, foi capaz de reverter 70% das alterações genéticas responsáveis ​​pelos problemas imunológicos no espaço. Os flavonóis são encontrados em níveis elevados em uma variedade de alimentos coloridos, incluindo cebola, couve, uva, alcaparras e frutas vermelhas. Também estão presentes no vinho tinto e no chocolate amargo.

“Devido aos benefícios pronunciados que a quercetina proporcionou às células na normalização da patologia induzida pela microgravidade, prevemos que outros flavonóis poderiam ter benefícios semelhantes, enquanto se aguarda mais estudos”, disse o Daniel Winer, autor do estudo no Buck Institute, ao jornal “The Telegraph”.

“O vinho tinto e o chocolate amargo contêm vários flavonóis, incluindo a quercetina, e portanto pode haver benefícios para a função imunológica ao ingeri-los no espaço”, completou ele.

Fonte: Extra

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.