De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

saúde

Estudo mostra como cigarro impede o combate das células ao câncer e dificulta o tratamento

cigarro-fumar-29082022220541364

Pesquisadores do OICR (Instituto de Pesquisa do Câncer de Ontário) desvendaram de que maneira o tabagismo age para impedir que as células de defesa do corpo lutem contra o desenvolvimento do câncer e como o cigarro dificulta o êxito do tratamento.

De acordo com o estudo, publicado no científico Science Advances, o consumo do tabaco gera prejuízos, nomeados “mutações stop-gain”, ao DNA. Essas mutações fazem com que o corpo pare de produzir determinadas proteínas antes mesmo de elas estarem totalmente formadas.

Essas alterações ocorreram, principalmente, em genes conhecidos como “supressores de tumor”, responsáveis pela produção de proteínas que impediriam o crescimento de células anormais.

Para entender melhor o funcionamento, os pesquisadores analisaram o DNA de mais de 1.200 amostras de tumores de 18 tipos diferentes de câncer.

Como resultado, eles perceberam, que as alterações stop-gain estavam associadas, principalmente, ao câncer pulmonar. Após tais conclusões, eles verificaram se o quanto uma pessoa fumava também gerava impactos.

Eles perceberam que o aumento do consumo do tabaco, consequentemente, gerou uma maior quantidade de mutações prejudiciais, tornando o câncer mais complexo e de tratamento mais difícil.

R7

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.