Os deputados estaduais aprovaram, na terça-feira (10), um projeto de lei que institui o Dia Estadual da Vaia Cearense no Calendário Oficial de Eventos do Ceará, a ser comemorado em 30 de janeiro.
Proposta por Guilherme Sampaio (PT), a medida busca prestar homenagem à data em que populares vaiaram o sol na Praça do Ferreira, há 82 anos, após o astro-rei ter aparecido em meio ao céu nublado e frustrado a expectativa de mais um dia de chuva. Já eram três seguidos, mas o sol resolveu ressurgir e trouxe consigo o calor.
Quem passava por lá em 30 de janeiro de 1942 parou para assistir à batalha entre as nuvens e o sol. Em meio à estiagem que afetava o Estado e o tempo “escaldante”, a vitória do sol foi motivo para a reprovação com a vaia. A cena entrou para a história do humor no Ceará.
De acordo com a justificativa do projeto, a medida registra a “expressão da alegria cearense”.
“A vaia cearense, decerto, não nasceu ali, mas é necessário pontuar que, a partir deste acontecimento, a VAIA CEARENSE recebeu a chancela que faz com que seja reconhecida em qualquer lugar do mundo”, afirma o parlamentar na proposição.