Todo verão, a pequena cidade finlandesa de Sonkajärvi atrai atenção global com sua tradição peculiar: o Campeonato Mundial de Carregar Esposas. Homens percorrem um percurso de obstáculos de 253,5 metros carregando uma parceira, enfrentando obstáculos e até uma poça de água de um metro de profundidade.
A tradição vem do folclore do século XIX e virou uma competição anual animada. O método favorito é o estilo estoniano, onde a mulher fica de cabeça para baixo nas costas do homem.
As regras do Carregamento de Esposas são simples: a mulher precisa ter no mínimo 17 anos e pesar ao menos 49 kg, e apesar do que o nome sugere, as duplas não precisam ser necessariamente casadas, “roubar a esposa de um vizinho” é uma sugestão dos organizadores.
O percurso da corrida tem 253,5 metros, e possui obstáculos como uma piscina com água e barreiras. A premiação para o casal vencedor também é bastante inovadora. O homem que carregar sua esposa no menor tempo leva o equivalente ao peso da mulher em cerveja .
IG