De Segunda a Sexta – 06h às 07h

geral

Comandante do Exército terá buffet de R$ 684 mil com salmão e filé

1ca96f504d29f824c2f6f3d892169256

O buffet servido nas recepções e reuniões do comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, vai custar R$ 684,1 mil. O menu das refeições inclui filé de salmão ao molho de maracujá, medalhão de filé, atum selado em crosta de gergelim ao molho teriaki, isca de robalo e pernil de cordeiro assado.

A licitação para fornecimento de refeições para o gabinete do general Tomás Ribeiro Paiva foi aberta na última sexta-feira (30/8) e será dividida em 10 lotes. O edital prevê três tipos diferentes de coffee break com número de convidados entre 50 e mais de 200 pessoas, três tipos de coquetel volante, dois tipos de almoço e jantar e dois kits diferentes de café da manhã ou coffee break do tipo reservado. Veja, abaixo, parte do cardápio.

A justificativa para a contratação é que a recepção de militares de outros países e as reuniões do Alto Comando da corporação estão entre as missões institucionais do gabinete do comandante do Exército. O requinte contrasta com a comida servida a militares de baixa patente da Força Aérea Brasileira (FAB), que afirmam receber refeições com larvas de insetos.

Diz o estudo técnico que embasou a licitação do buffet para o comandante do Exército: “Dentre as diversas missões institucionais do Gabinente do Comandante do Exército cabe destacar as diversas reuniões e intercâmbios realizados com militares de Nações Amigas, das Forças Singulares e Auxiliares, bem como as Reuniões do Alto Comando do Exército (RACE), onde todos os Generais de Exército, juntamente com seus assessores, reúnem-se para discutir assuntos de interesse da Força, num total de 6 (seis) reuniões previstas, podendo ser acrescida de tantas quantas forem necessárias, anualmente”.

“Tradicionalmente, esses eventos têm servido em seu intervalos, coffee break, e ao final ocorre um coquetel, visando estreitar os laços de amizade e bem receber os participantes da reunião.”

Nos coffee breaks do gabinete do comandante serão servidos sucos de frutas naturais, chocolate quente, sanduíches prontos de queijo, presunto, lombo canadense e alface, pães de queijo, petit four, bolos e pães variados.

Os coquetéis volantes devem conter, no mínimo, três tipos de salgados fritos, três tipos de salgados assados, três tipos de empratados sendo dois deles à base de poteínas e um vegetariano, além de uma mesa de frios com três tipos de queijo nacional ou importado, três tipos de presunto nacional ou importado, três tipos de pães, dois tipos de geleias, frutas secas, frutas frescas e bebidas.

Leia também:  Mulher e ex-marido se alternam há 24 anos no comando do menor município do País

As sugestões do edital são o escondidinho de carne seca, fricassê de frango, bobó de camarão, rondelli de queijo e presunto, berinjela italiana; mousses de gorgonzola e frango, salaminho, lombo defumado, peito de peru, presunto parma, presunto de peru, blanquete de frango, queijo provolone e gorgonzola, parmesão e brie, carpaccio de carne ao molho de mostarda com alcaparras e pães de metro.

O menu previsto para os almoços e jantares oferecidos pelo comandante inclui medalhão de filé com bacon ao molho madeira, tornedor ao molho de funghi e shitake, boeuf bourguignon (cubos de carne marinados em vinho tinto, com cogumelos champignon e échalotes), pernil de cordeiro assado ao molho de ervas finas, filé de salmão ao forno no molho de maracujá, supremo de frango com frutas secas, atum selado em crosta de gergelim ao molho teriaki, isca de robalo ao molho de limão siciliano, bobó de camarão e bacalhau a Gomes de Sá.

As guarnições previstas para as refeições são legumes a noisette, soufflés de legumes, couve-flor gratinada ao molho, arroz à piamontese, risotos diversos, penne a putanesca, arroz branco; arroz com brócolis, purê ao forno, e batata gratinada.

O menu também apresenta uma variedade de saladas, como as salada Waldorf; salada Caesar; salpicão de frango; salada Thai, além dos molhos tártaro, rosé, mostarda com mel e vinagrete. Entre as sobremeses para os convidados do comandante estão o petit gateau, mousse de maracujá ou chocolate, sorvetes de diversos sabores, salada de frutas, frutas laminadas com chantilly e castanhas, mamão com creme de cassis, torta de chocolate e torta de frutas.

Os cafés da manhã e coffe breaks reservados pode ser de dois tipos. No primeiro, para um número menor de pessoas, serão servidos 80 unidades de salgados simples divididos entre croissants de presunto e queijo, pães de queijo, biscoitos de queijo, quiche de alho poró ou lorraine, omelete simples, pão da vovó de frango, pastel de forno, wrap integral e salgados integrais de brócolis ou palmito.

Leia também:  “Resta um”: em 13 cidades, só um candidato a vereador sairá derrotado

Também serão servidos mini sanduíches no pão brioche com recheio de requeijão, peito de peru, mussarela, tomate e orégano, mini palha italiana, mini pão de mel, 800 gramas de pães variados, quatro litros de suco de laranja natural, muffins de 50g cada, queijo processado UHT, fatias de presunto de peru 15g cada e fatias de queijo mussarela 20g cada.

No segundo tipo de cafá da manhã reservado, a licitação exige 150 unidades de salgados simples entre bombons de azeitona verde, Cannolis de alho poró, Cannolis de ricota com azeitonas pretas, coxinha de creme de frango, croquetes de bacalhau, croquetes de carne-seca, maravilhas de queijo, empadinhas, esfihas de carne, pastéis assados de damasco com ricota, quiches de queijo, quiches lorraine, risoles de palmito, trouxinhas de carne-seca, voul au vent três queijos.

O cardápio prossegue com sanduíches no pão brioche com recheio de requeijão, peito de peru, mussarela, tomate e orégano, mini palha italiana, mini pão de mel, 1.000 gramas de pães variados, 4 litros de suco de laranja natural, brigadeiro de colher, tábua de frios de 1.200 gramas composta de queijo gorgonzola, queijo parmesão, queijo gouda, queijo brie, salaminho italiano e copa lombo defumado, 500 gramas de geleia de damasco, 800 gramas de salada de frutas com melão, melancia, morango,manga, kiwi, abacaxi e uva vitória, além de refrigerante tipo cola ou guaraná, em embalagem de 2 litros.

O contrato, de acordo com o edital de licitação lançado na sexta-feira (30/8), tem duração de 12 meses, renováveis por mais 10 anos.

O requinte dos pratos servidos nas recepções dos oficiais contrasta com cenas presenciadas pelos soldados de baixa patente nas Forças Armadas. Em uma das situações, registrada pela coluna, um militar da Força Aérea Brasileira (FAB) com base em Natal (RN) filmou uma larva de inseto em meio à refeição servida no local.

Após o ocorrido, os militares alertaram para a falta de higienização dos alimentos destinados aos praças. Em contato com a coluna, a FAB alegou ter feito uma investigação interna e descartado a contaminação dos alimentos.

Compartilhe essa notícia:

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress