De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

Cinco açudes ainda sangram no Ceará, mesmo em setembro

O mês de setembro de 2022 surpreende ao ainda registrar cinco açudes sangrando no Ceará, além de outros 33 com aporte acima de 90%. É a primeira vez em 11 anos que o Estado tem açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado (Cogerh) com aporte máximo tão longe do período de chuvas.                                

Em 2011, o açude Tijuquinha sangrava enquanto 86 estavam com mais de 70% da capacidade. Dessa vez, sangram os açudes Aracoiaba (Aracoiaba), Germinal (Palmácia), Penedo (Maranguape), Pesqueiro (Capistrano) e Tijuquinha (Baturité).

O aporte extraordinário procede um ano de chuvas intensas e prolongadas. Apesar de a quadra chuvosa ser demarcada entre fevereiro e maio, 2022 registrou o mês de julho e de agosto mais chuvosos em 18 e 22 anos, respectivamente.                            
                                
O POVO

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas