A enxaqueca afeta cerca de 15% da população mundial, segundo estimativas. A dor costuma ser crônica e os gatilhos normalmente variam de pessoa para pessoa. Recentemente, uma revelação científica mostrou uma fruta que, para quem sofre dessa condição, é bom evitar: a melancia. Segundo a investigação, ela pode causar dores de cabeça em quem já sofre com a doença.
A pesquisa foi conduzida por Silva Neto, pós-doutor em Ciências Farmacêuticas e professor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDpar).7
Isso se deve à presença de citrulina, substância que se transforma em óxido nítrico no organismo, causando dilatação dos vasos sanguíneos e piorando os sintomas da enxaqueca.
Para chegar a essa constatação, a pesquisa dividiu participantes em dois grupos: indivíduos com e sem enxaqueca. Todos consumiram melancia, e 29% dos indivíduos com enxaqueca revelaram episódios de dor de cabeça após o consumo.
O estudo durou um período de seis anos, focando na fisiopatologia da enxaqueca. Os resultados também colaboram na compreensão de como a alimentação influencia neste tipo de dor.
Se você é uma pessoa saudável, não há o que temer. A fruta é rica em licopeno, carotenóides e diversos nutrientes importantes para a prevenção de doenças, além da saúde da pele e dos cabelos.
A pesquisa foi publicada na renomada revista European Neurology e Postgraduate Medicine, destacando-se como um avanço da neurologia nutricional.