De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

ALERTA

Ceará tem mais de 5 mil casos confirmados de Covid em duas semanas

representacao_artistica_novo_coronavirus_covid_19

O Ceará está vivenciando um novo aumento no número de casos de Covid-19. Segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a circulação de novas subvariantes do coronavírus, como a XEC e a LP.8.1, tem impulsionado essa nova onda de infecções.

Números alarmantes

Desde a última semana de novembro, foram confirmados mais de 5 mil novos casos da doença no estado. A taxa de positividade dos testes chegou a 40,7%, o que indica uma alta transmissão do vírus. Cidades como Fortim, Pindoretama, Aracati, Mulungu e Beberibe registraram as maiores incidências de casos a cada mil habitantes nas últimas quatro semanas.

A capital, Fortaleza, concentra o maior número absoluto de casos confirmados em 2024, seguida por Russas, Maracanaú, Sobral e Aracati.

O que dizem as autoridades

O secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Lima, destaca que o aumento da transmissão do coronavírus no Ceará foi “relativamente súbito”, o que indica a existência de uma nova subvariante. O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) confirmou a circulação das subvariantes XEC e LP.8.1 no estado, ambas ligadas à linhagem JN.1, que se tornou predominante no Ceará.

Recomendações

Diante desse novo cenário, as autoridades de saúde reforçam a importância de manter as medidas preventivas, como o uso de máscaras em ambientes fechados, a higienização das mãos e a vacinação. É fundamental que a população esteja atenta aos sintomas da doença e procure atendimento médico caso apresente qualquer sinal de infecção.

A vacinação contra a Covid-19 continua sendo a principal ferramenta para evitar casos graves e óbitos. A Sesa reforça a importância de manter o esquema vacinal completo e tomar as doses de reforço.

O que você precisa saber:

  • Novas subvariantes do coronavírus estão circulando no Ceará;
  • O número de casos de Covid-19 aumentou significativamente nas últimas semanas;
  • A taxa de positividade dos testes chegou a 40,7%;
  • As cidades de Fortim, Pindoretama, Aracati, Mulungu e Beberibe registraram as maiores incidências de casos;
  • Fortaleza concentra o maior número absoluto de casos;
  • As autoridades de saúde recomendam o uso de máscaras, a higienização das mãos e a vacinação.

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.