De Segunda a Sexta – 06h às 07h

saúde

Ceará lidera ranking nacional de transplante de córnea por milhão de habitantes

1_mutirao___para___entrega___de____proteses____oculares___24_-29790939

O Ceará ocupa a primeira posição entre os estados com maior proporção de transplante de córnea por milhão de habitantes no Brasil. Tendo realizado 633 procedimentos cirúrgicos entre janeiro e julho de 2024, a proporção é de 144 transplantes a cada milhão de habitantes no Estado, à frente de Roraima (132,8) e São Paulo (124). Os dados são do Relatório do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), veículo da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).

A córnea é um tecido fino, transparente e resistente responsável por auxiliar na visão e por dar nitidez às imagens que vemos. O transplante de córnea é indicado em caso de algumas doenças que alteram o formato ou transparência da córnea, como a ceratocone e as ceratopatias bolhosas.

A conquista cearense é atribuída a uma série de medidas implementadas ao longo dos últimos anos, como a criação do Banco de Olhos do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) em 2006, a realização de mutirões regulares, o aumento dos Centros Transplantadores de Córneas para 12 unidades, e uma parceria com a Perícia Forense, que permite a doação de córneas em casos de óbito fora dos hospitais.

Desde 2016, o estado zerou a fila de espera para transplantes de córnea, sendo que o tempo médio de espera pela cirurgia é de até um mês. Além disso, uma nova tecnologia implementada no HGF em janeiro de 2024 vem revolucionando o processo de recuperação dos pacientes. Essa inovação reduz o risco de rejeição do tecido e permite uma recuperação até quatro vezes mais rápida que a de um transplante padrão, com a visão sendo restabelecida em até 15 dias. No transplante convencional, esse prazo aumenta para dois meses.

Leia também:  Garantia Safra 2024/2025 vai beneficiar 200 mil agricultores no Ceará

“Na minha visão, esse resultado é um produto. Primeiro, da aceitação da nossa sociedade cearense em respeito à opção de ser doadora de córneas, doadora de órgãos, e isso realmente é o que faz a diferença”, afirma Sisley Viana, diretor técnico do Banco de Olhos do HGF, unidade da Secretaria da Saúde do Ceará.

Sisley lembra que nos últimos anos o Estado passou a enviar córneas para outras unidades de saúde do País que carecem de doação. “O Ceará, hoje, é referência não só na parte de (transplante) de córnea, mas também no transplante de outros órgãos, transplante de fígado, transplante de rim e transplante de pulmão. São outros órgãos que também estão dando excelentes resultados graças a um comprometimento das equipes que fazem transplante neste Estado”, avalia o diretor.

Para o futuro, a expectativa é de avanços. De acordo com o gestor, o HGF vem estabelecendo parcerias e aguarda investimento em equipamentos para modernizar a estrutura do Banco de Olhos.

A saúde ocular deve ser monitorada ao longo de todas as fases da vida, desde o nascimento, passando pela idade adulta e continuada também na terceira idade.

Leia também:  Garantia Safra 2024/2025 vai beneficiar 200 mil agricultores no Ceará

A primeira medida preventiva é o teste do olhinho, que deve ser realizado em todas as maternidades, como parte de um esforço nacional para detectar precocemente problemas como catarata congênita e neuroblastomas.

A recomendação é que, após essa fase inicial, as crianças passem por avaliações oftalmológicas precoces, principalmente porque o início da vida escolar é um momento determinante para a detecção de dificuldades de visão que podem impactar no aprendizado. Após a infância, o exame anual é o padrão recomendado, a menos que haja fatores de risco específicos ou condições que exijam uma avaliação mais frequente.

Mesmo nos casos de visão considerada perfeita, é importante levar em conta o histórico familiar. A consulta oftalmológica deve ser completa, avaliando aspectos como grau de visão, pressão intraocular e saúde da retina.

O Povo – Governo do Ceará

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.