De Segunda a Sexta – 06h às 07h

cultura

Ceará celebra Dia de Iemanjá em diversas localidades, neste 15 de agosto

IMG_3869-1

“Patrimônio, fé e luta” é o tema da Festa de Iemanjá neste ano, e reforça o respeito, a preservação da cultura, a memória e a ancestralidade. Dedicado à Rainha do Mar, o evento é enraizado na herança afro-brasileira e celebrado anualmente, trazendo uma programação diversificada que envolve crenças, tradições, além de promover a compreensão e interação entre as diferentes religiosidades.

Apoiadas pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e Secretaria da Igualdade Racial, as festividades que acontecem tradicionalmente na Praia de Iracema e Praia do Futuro celebrando a data, contarão com abertura e encerramento realizados em equipamentos da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Governo do Ceará (RECE), Theatro José de Alencar (13/08) e Estação das Artes (17/08) respectivamente. Além disso, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), entrará com apoio institucional em comunicação, logística e produção.

A celebração figura o calendário oficial dos festejos tradicionais do estado pela Lei 17.104, contando com grande adesão do público. O evento tradicional da cultura e religiosidade afro-brasileira reúne os povos de terreiro, filhos de Iemanjá, e admiradores da religiosidade e ancestralidade.

A programação dos quatro dias de atividades iniciará nesta terça-feira, 13, às 15h e segue até às 19h, no Theatro José de Alencar, com o Seminário “V Festa de Iemanjá”. A atividade trará a Roda de Conversa Festa de Iemanjá – “PATRIMÔNIO, FÉ E LUTA: IEMANJÁ QUE NOS CONDUZ”, e contará com a participação das representações das associações e instituições promotoras, Mãe Patrícia Adjoké /Mãe Tecla/Mãe Kelma, Mãe Taquinha, Pai Neto, Mãe Bia, Pai Raimundinho dente de ouro, pai Junior e Pai Jairo. Em seguida, ocorrem as apresentações culturais do Grupo Cultural Toque de Senzala, Filhos de Oyá, Feira Negra e comunidade das expressões afro-brasileiras. Ao longo de toda a programação, o pátio nobre do Theatro receberá a Feira Negra e comunidade das expressões afro-brasileiras.

Leia também:  TJCE ultrapassa marca histórica de meio milhão de julgamentos em menos de nove meses

No dia 14, a partir das 18h, ocorrerá a abertura da tradicional Festa de Iemanjá no Aterro da Praia de Iracema, realizada pelo Fórum Permanente do Povo de Terreiro do Ceará, com apoio da Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado do Ceará. Na quinta-feira, 15, além da celebração à orixá conhecida como a mãe das águas, na Praia de Iracema ocorrem também as festividades na Praia do Futuro. Além das oferendas a Iemanjá e dos rituais religiosos, o evento conta com diversas apresentações culturais, nestes dois dias.

O encerramento das atividades ocorre no dia 17, às 13h, com a Roda de Conversa na Sede do Coletivo Raízes da Periferia, e segue em cortejo até a Estação das Artes, equipamento da Secult, gerido pelo Instituto Mirante. Lá serão realizadas a Roda de Conversa “Patrimônio, Fé e Luta: Iemanjá nos conduz”, às 15h, seguida de apresentações do Afoxé Filhos de Oyá, e do Grupo Cultural Toque de Senzala.

A tradição teve início em 2013, com um conjunto de Terreiros de Umbanda de Fortaleza e Região Metropolitana e, desde então, a festa tem reunido adeptos da Umbanda e do Candomblé, bem como simpatizantes das religiões e turistas presentes na cidade no mês de agosto. O festejo tradicional é considerado Patrimônio Imaterial conforme decreto nº 14.262, registrado pela Prefeitura de Fortaleza, um dos apoiadores do evento, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza.

Leia também:  Alcance, programa da Alece, inscreve para curso preparatório para Enem e vestibulares

15 de agosto de 2024

Praia de Iracema:

08h30 – Bumba Meu Boi Canarinho (60min)
09h30 – Coco das Goiabeiras Rainha do Mar (60min)
10h30min – Afro Kaos (60min)
11h30min – Grupo Cultural Toque de Senzala (60min)
12h30 – Acolhida dos terreiros, falas institucionais e chegada da imagem de
Iemanjá na jangada (90min)
14h – Gira de Caboclo, Marinheiros, Reis, Rainhas, Príncipes e princesas em
homenagem a mãe Iemanjá (180min)
17h – Saída da jangada com as oferendas para a nossa Mãe Iemanjá a ser
entregue na risca do mar, acompanhado com pontos cantado (cânticos) pelo o cantor
“DGAL E AMIGOS – BATUQUE PARA IEMANJÁ” (60min).
18h – encerramento.

ENCERRAMENTO I 17 de agosto de 2024
Estação das Artes

13h – Roda de Conversa na sede do Coletivo Raízes da Periferia (90min)
14h30 – Cortejo da sede do Coletivo destino Estação das Artes (30min)
15h – Roda de Conversa na Estação das Artes “Patrimônio, Fé e Luta: Iemanjá
nos conduz” (120min)
17h – Apresentação do Afoxé Filhos de Oyá (60min)
18h – Apresentação do Grupo Cultural Toque de Senzala (60min)

Compartilhe essa notícia:

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress