De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

CONQUISTAA

Botafogo conquista a Libertadores e faz história no futebol Sul-Americano

Botafogo conquista a Libertadores e faz história no futebol Sul-Americano

O Botafogo entrou para a história ao conquistar sua primeira Copa Libertadores, no sábado (30), ao vencer o Atlético-MG por 3 a 1 no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, Argentina. Mesmo jogando com um jogador a menos desde o primeiro minuto, após a expulsão de Gregore, o Glorioso superou as adversidades e garantiu o título inédito em seus 120 anos de história.

O fim de um jejum

A conquista encerra um longo período sem títulos de grande expressão além do cenário regional. Desde o Campeonato Brasileiro de 1995, liderado por Túlio Maravilha, o Botafogo não levantava um troféu de destaque nacional ou internacional. De lá para cá, acumulou cinco conquistas estaduais e um título do Torneio Rio-São Paulo, mas também enfrentou três rebaixamentos à Série B.

Com a criação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e a aquisição do clube pelo empresário inglês John Textor, o Botafogo iniciou uma reestruturação que culminou no título da Libertadores, coroando um projeto de retomada.

Uma campanha de superação

O caminho até o título não foi fácil. O Botafogo começou a competição na fase preliminar, superando Aurora, da Bolívia, e Red Bull Bragantino. Na fase de grupos, após um início instável, emendou vitórias decisivas para avançar ao mata-mata. Nas fases eliminatórias, venceu Palmeiras, São Paulo e Peñarol, este último com uma goleada por 5 a 0 no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

A grande final contra o Atlético-MG foi marcada pela resiliência. Mesmo com apenas 22% de posse de bola, o Botafogo foi letal e construiu a vitória com gols de Luiz Henrique, Alex Telles e Júnior Santos, que se tornou o artilheiro da competição com 10 gols.

Próximos desafios

Com o título, o Botafogo garantiu vaga em duas competições internacionais organizadas pela FIFA. Em dezembro, disputará a Copa Intercontinental, enfrentando o Pachuca, do México, na primeira fase. Já em 2025, estará no novo formato do Mundial de Clubes, que contará com 32 equipes e será realizado nos Estados Unidos.

Além disso, o Botafogo segue na liderança do Campeonato Brasileiro, com chances de conquistar o título nacional, consolidando um ano histórico para o clube.

Um futuro a ser escrito

Enquanto o Botafogo celebra, o Atlético-MG enfrenta um momento difícil. Sem vencer há 11 partidas, o Galo caiu na tabela do Brasileirão e precisa reagir para buscar uma vaga na Libertadores do próximo ano.

O título da Libertadores marca uma nova era para o Botafogo, com ambições renovadas no cenário nacional e internacional. A torcida alvinegra tem motivos de sobra para acreditar que este é apenas o começo de um novo capítulo glorioso na história do clube.

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.