Em uma parceria entre a Aprece, a Associação dos Municípios do Maciço de Baturité (Amab) e o Colegiado Estadual dos Gestores Municipais da Assistência Social do Ceará (Coegemas/CE); aconteceu, na última quinta-feira (16) a “Oficina Regionalizada do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) para os municípios do Maciço do Baturité”. Realizada, no período da manhã, no IFCE de Guaramiranga, a capacitação contou com a participação de 43 representantes das 15 cidades da que integram a AMAB, entre secretários municipais, técnicos de gestão, coordenadores de CRAS e CREAS, servidores do CadÚnico e da Vigilância Socioassistencial. Entre os participantes, também membros do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural na região.
A oficina teve como palestrante a Analista em Assistência Social da Aprece, Luciana Marinho, graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), com especialização em Saúde do Idoso e mestrado em Avaliação de Políticas Públicas. Ela capacitou os presentes abordando temas como: Atendimento e acompanhamento da população em vulnerabilidade social; Vigilância Socioassistencial; Primeira Infância no SUAS; Trabalho Social com famílias PAIF e famílias PAEF; Resolução 235/23; e também SUAS/ SGD e SJ. O 1º Tesoureiro do Coegemas/CE, Márcio Damasceno, que é secretário de Assistência Social do município de Pires Ferreira, falou aos participantes sobre Cofinanciamento do SUAS.
“Buscamos abordar aspectos importantes para integralidade dos serviços, sinalizando elementos da base de conteúdo mais atualizado sobre as resoluções, leis e normativas, propondo um olhar mais claro e resumido sobre alguns serviços, com assuntos e temas atualizados de acordo com as normas vigentes. Nosso objetivo é contribuir com troca de experiências dos profissionais do SUAS, bem como promover momentos de reflexão sobre suas atuações na proteção social básica e especial ao mesmo tempo que possa compreender a execução da política de Assistência Social no cotidiano do seu território”, explicou a palestrante, Luciana Marinho.
Já a presidente do Coegemas/CE, Luciana Vieira, secretária da área no município de Cedro, abordou a importância do debate sobre a temática da oficina para o fortalecimento da Política da Assistência no Ceará. Ela ressaltou os objetivos da parceira do Colegiado com a Aprece e a Amab na realização da capacitação. “Nosso intuito é discutir, dialogar e trazer novas experiências e regulamentações sobre o SUAS, de modo a fortalecer e reconstruir o Sistema no Ceará. Estaremos, juntamente com a Aprece, visitando todas as regiões do Estado para conseguirmos montar um documento com todas as demandas dos municípios cearenses e, a partir daí, negociar com os entes federados em busca de avanços para o SUAS”, afirmou a presidente do Coegemas.
Os participantes elogiaram bastante a metodologia adotada na capacitação, enfatizando a ludicidade e as reflexões sobre suas intervenções nos territórios. “Parabéns a todos por essa iniciativa foi excelente”, afirmou Kátia de Menezes, secretária de Proteção Social e Cidadania do município de Aracoiaba. Já, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Social de Baturité, Vanda dos Santos, além de elogiar a iniciativa, sugeriu que a mesma acontecesse de forma periódica na região, com rodízio dos municípios sede.
Aprece