De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

IA

Audiência Pública na Assembleia Legislativa debate a proposta de Regulamentação da Inteligência Artificial nesta segunda, 12

ai

Nesta segunda (12), 9h, no auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Ceará, será realizada uma Audiência Pública sobre a proposta de Regulamentação da Inteligência Artificial que tramita no Congresso Nacional. A iniciativa é do deputado estadual De Assis Diniz (PT), 1º secretário da Casa, em parceria com a Frente Inteligência Artificial com Direitos Sociais, uma união de entidades da sociedade cearense englobando sindicatos, universidades públicas, entidades estudantis, entre outros movimentos sociais, com o objetivo de lutar por inteligência artificial com proteção ao mundo do trabalho. Em 2024, o Senado Nacional iniciou os debates para regulamentar a Inteligência Artificial no Brasil. Agora, as propostas iniciais serão avaliadas na Câmara Federal.

“Interessa ao povo brasileiro e cearense, bem como à Assembleia, acompanhar e participar destas definições. O Fundo Monetário Internacional, em estudo divulgado em 2024, considerou que 40% a 60% das profissões no mundo serão abaladas ou extintas pelos novos programas de Inteligência Artificial. Esta situação impacta tanto trabalhadores mais qualificados como os com menor preparo profissional. Isso pode aumentar o desemprego, o trabalho precário e reduzir oportunidades para iletrados digitais”, explica De Assis.

O parlamentar lembra ainda que a soberania nacional precisa ser preservada para enfrentar o risco da chamada Colonização de Dados. “Será necessário o reforço das instituições nacionais de pesquisa e de prestação de serviços como o SERPRO, DATAPREV, e estaduais, como a ETICE, para que os dados dos cidadãos não fiquem sobre domínio das big-techs, que estão à frente de talvez maior revolução tecnológica da história da humanidade”, explica.

Entre os convidados, a senadora Augusta Brito (PT); o deputado federal José Guimarães (PT); o reitor Wally Menezes, do IFCE; José Eduardo Marinho, integrante da Coordenação da Frente Inteligência Artificial com Direitos Sociais e presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará; Christiane Leitão, presidente da OAB Ceará; Sandra Monteiro, Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação; e o presidente da FUNCAP, Raimundo Costa Filho.

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.