De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

TCE

Encontro Regional do Pacto Cearense pela Primeira Infância em Redenção: saiba o que disseram as autoridades ao Programa do Rochinha

apacto

O município de Redenção sediou o Encontro Regional do Pacto Cearense pela Primeira Infância, reunindo autoridades e representantes de diversos municípios do Maciço de Baturité e regiões vizinhas. O evento teve como objetivo fortalecer as políticas públicas voltadas às crianças de 0 a 6 anos, consideradas fundamentais para o desenvolvimento humano e foi realizado no dia 25 de abril de 2025.

Holden Queiroz, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), destacou a importância do pacto:

“A infância, dos 0 aos 6 anos, é uma janela de oportunidade para o desenvolvimento do ser humano. Tudo que acontece nessa fase repercute de forma determinante para o resto da vida. Como tribunal que avalia políticas públicas, entendemos que era preciso ir além: juntar esforços do Governo do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e, principalmente, os municípios. Precisamos trocar ideias, compartilhar informações e monitorar o progresso para transformar a primeira infância do Ceará na melhor do Brasil.”

A prefeita de Redenção, Selma Benevides, anfitriã do evento, afirmou:

“É uma honra receber o TCE aqui, principalmente para tratar de um tema tão importante. Estamos recebendo também 18 municípios para discutir a primeira infância. Redenção já desenvolve um trabalho com muito afinco nessa área, e esse pacto vem nos fortalecer ainda mais. É um momento de união entre município, TCE, Estado e Governo Federal. A parceria com o TCE é fundamental.”

Júnior Lopes, prefeito de Itapiúna, frisou:

“Esse pacto é fundamental não só para o Maciço de Baturité, mas para o Ceará, para o Brasil e para o mundo. A sociedade, ao longo dos anos, tem esquecido o início da vida. Cuidar bem das crianças é garantir um futuro melhor para a humanidade.”

Marcondes Barbosa, prefeito de Palmácia, declarou:

“É um prazer estar aqui, em Redenção, assinando esse compromisso com a infância. Temos prefeitos de várias cidades da região participando. Esse é o primeiro passo. Precisamos cuidar da infância com saúde, educação e segurança. Em Palmácia, faremos isso com zelo, para formar adultos melhores.”

Cleano Alves, presidente da Câmara de Barreira, enfatizou:

“É gratificante receber o convite do TCE, que cuida dessa política pública tão essencial. Temos que fazer nossa parte, unindo forças pela defesa das crianças em nosso município.”

O prefeito interino de Pacoti, Eronildo Arruda, comentou:

“É muito importante estar aqui com nossa equipe da assistência social. Tem um ditado que diz: ‘Se você cuida da criança, não precisa punir o adulto’. Em Pacoti, damos prioridade à educação e desenvolvemos diversos projetos para as crianças. Estamos fazendo um bom trabalho.”

Nonato Pinheiro, presidente da Câmara de Redenção, refletiu:

“É gratificante participar de um momento em que o TCE vai além da fiscalização e se engaja em ações sociais. O objetivo é garantir que o orçamento saia do papel e chegue até as crianças, por meio da educação, saúde, esporte e outras áreas.”

O prefeito de Aratuba, Joerly Victor, também se manifestou:

“Esse projeto visa cuidar da criança desde a gestação até os seis anos. É nesse período que ela precisa de estímulo, alimentação adequada e apoio emocional. Estamos todos imbuídos nesse esforço coletivo.”

O presidente da Câmara de Aratuba, Val do Cimar, afirmou:

“Foi muito satisfatório receber o convite do TCE. Assinar esse pacto representa um compromisso com nossas crianças, ao lado da gestão municipal e de outros municípios.”

Paulinho do Choró, prefeito do município, disse:

“Trabalhar com crianças e adolescentes é um privilégio. Parabenizo o TCE por essa iniciativa que fortalece especialmente os municípios menores. O Choró acredita na infância e abraça esse projeto com convicção.”

Dr. Rafael, vereador de Aratuba, completou:

“É essencial que haja essa intersetorialidade entre os poderes. Prefeitura, Câmara, Tribunal — todos devem trabalhar juntos em prol da criança. Nosso mandato está à disposição para fortalecer esse pacto.”

Representando o prefeito de Ocara, Jonas Lopes, secretário de educação, declarou:

“O Tribunal tem mostrado grande interesse em garantir políticas públicas para a primeira infância. Ocara está comprometida em assegurar o direito das crianças à educação de qualidade e aos serviços essenciais.”

A ex-prefeita de Redenção, Francisca Torres (Cimar), reforçou:

“Acreditamos que muito pode ser feito pela primeira infância. Se cuidarmos das nossas crianças hoje, amanhã teremos jovens mais comprometidos com a sociedade.”

Mirlla Cunha, secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de Capistrano, emocionou-se ao dizer:

“Trabalho com crianças há mais de 12 anos. Hoje, Capistrano aderiu ao pacto e conta com o apoio do TCE. A criança é a base de tudo. Quando tem uma boa escola e alimentação, seu desenvolvimento e futuro são promissores. Saio daqui realizada.”

Encerrando, o prefeito de Acarape, Edilberto Beserra, elogiou a iniciativa:

“O TCE era visto como um órgão apenas fiscalizador. Hoje, ele orienta e cria programas como esse, fundamentais. Em Acarape, temos priorizado a infância. Reformamos praças com parquinhos, ampliamos escolas e creches. Esse pacto vem reforçar um trabalho que já realizamos.”

Programa do Rochinha

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.