De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

Autismo

Iluminação azul do Plenário 13 de Maio marca mês de conscientização sobre o autismo

IMG-20250405-WA0029

A Alece abraça a campanha a Abril Azul em prol da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista

AFrequentadores e pessoas que passam pelo entorno do prédio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) no período noturno já notam uma iluminação exterior do Plenário 13 de Maio na cor azul. A novidade, alusiva ao mês dedicado à conscientização sobre o autismo, vai permanecer durante todo o mês de abril.

O Abril Azul é uma campanha de conscientização sobre o transtorno do espectro autista (TEA) realizada anualmente e tendo a data 2 de abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A iniciativa, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), busca informar a sociedade, reduzir preconceitos e promover a inclusão.

De acordo com o diretor do Departamento de Administração da Alece, Manuel Jucá, a adoção da iluminação cênica na cor azul atende a pedido da Presidência da Casa, na perspectiva de reforçar a importância do envolvimento do Poder Legislativo na construção de uma sociedade mais acessível e acolhedora para todos.

“Em todos os meses, teremos iluminações de cores diferentes, alusivas às diferentes campanhas de conscientização que a Alece abraça. A ideia é de que futuramente a iluminação contemple todo o prédio principal da Casa, e não apenas o Plenário 13 de Maio”, adiantou o diretor.

AUTISMO NO ESTADO

No Ceará, vigora desde 2024 o Estatuto da Pessoa com TEA do Ceará, que reúne e estabelece direitos, normas e critérios básicos para ampliar a inclusão social e a cidadania participativa plena e efetiva dessa parcela da população.

Na Alece, desde 2021, o Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) oferece acompanhamento para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) e crianças com trissomia do 21 (T21), a síndrome de Down.

O Ciadi também desenvolve ações de sensibilização da sociedade sobre TEA e T21, capacitações para profissionais e intercâmbios com órgãos públicos e instituições privadas para multiplicar práticas exitosas de inclusão. O órgão acompanha crianças de dois a 12 anos e adolescentes até 16 anos com transtorno do espectro autista (TEA) e crianças de dois a 12 anos com síndrome de Down, dependentes dos servidores da Alece e comunidades do entorno.

Para desenvolver suas atividades, o Ciadi atua com uma equipe composta por profissionais de diversas áreas, como Assistência Social, Enfermagem, Psiquiatria Infantil, Pediatria, Neuropediatria, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física e Musicoterapia.

O centro oferece assistência especializada para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais, emocionais e motoras das crianças e dos adolescentes acompanhados, contribuindo para o exercício da cidadania e a integração às atividades sociais.

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.