De Segunda a Sexta – 06h às 07h

saúde

Exercícios vigorosos são melhores para diminuir a fome, diz estudo

ea03d499ac86cfef73d8b39d0a03b36e

Se você quer perder peso, trocar as atividades de rotina por exercícios físicos ainda mais intensos pode ser essencial para ajudar na missão de comer menos. Uma pesquisa feita por especialistas da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, aponta que os exercícios vigorosos são mais eficazes para suprimir os níveis de fome em adultos do que as atividades moderadas.

O estudo foi publicado no Journal of the Endocrine Society em 24 de outubro e indicou que os níveis dos exercícios têm impacto direto na liberação da grelina, o hormônio da fome, que abre o apetite. Quanto mais vigorosos os movimentos, menos o corpo liberava grelina.

“Nossa pesquisa sugere que exercícios de alta intensidade podem ser importantes para a supressão do apetite, o que pode ser particularmente útil como parte de um programa de perda de peso”, afirma, em comunicado à imprensa, a endocrinologista Kara Anderson, que liderou a investigação.

Exercícios vigorosos diminuíram a fome

A pesquisa foi feita com 14 voluntários, oito homens e seis mulheres com idade média de 35 anos. Eles jejuaram durante a noite, antes de completar um programa de exercícios em esteira com intensidade moderada ou vigorosa, e relataram seus níveis de apetite. Além disso, amostras de grelina foram coletadas antes e depois das práticas.

O hormônio caiu exponencialmente, especialmente entre as mulheres, após atividades de alta intensidade. Os movimentos moderados levaram a um aumento sutil dos níveis da substância em relação com o repouso e, em homens, os exercícios levaram a alterações menos significativas da grelina.

Na investigação, foram considerados exercícios vigorosos aqueles em que o corpo é levado a um esforço 75% maior do que o limiar de lactato, que acontece quando o organismo começa a liberar ácido láctico no sangue, desencadeando um estado de fadiga crescente.

Como o nível vigoroso depende de cada organismo, foram medidos os limites de cada participante antes do início dos exercícios. Na média, os homens participantes queimaram 315 calorias em 32 minutos, praticamente o mesmo gasto em 55 minutos de atividades moderadas. Nas mulheres, o gasto médio foi de 266 calorias em 35 minutos.

Os pesquisadores sugerem que há um ponto específico em que a grelina começa a diminuir, possivelmente quando o corpo está produzindo mais lactato do que pode lidar, mas este limite também é individual.

Metrópoles

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress