De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

esporte

Biometria facial: MP pode pedir fechamento do Castelão e PV em 2025, alerta promotor

1_castelaopv-31282875

O promotor de Justiça Edvando França alertou que o Ministério Público pode solicitar o fechamento da Arena Castelão e do Presidente Vargas, caso o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza não adotem a biometria facial nas duas praças esportivas.

Coordenador do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor), ele alertou para a urgência na utilização do recurso, visto que a tecnologia passará a ser obrigatória para estádios com capacidade de mais de 20 mil torcedores a partir de 14 de junho de 2025.

“A gente vê o esforço do secretário (da Secretaria) de Esportes, o Dr. Rogério Pinheiro. A gente já viu um processo em andamento na empresa de tecnologia do Estado, que está fazendo esse andamento, mas a gente vê também com preocupação essa ausência de algo mais concreto, viável e palpável, né? Algo mais real”, explicou Edvando.

“A gente nem pensa nessa possibilidade de não estar pronto até lá. Mas se não estiver, a gente (Ministério Público do Ceará) tem a obrigação legal de requerer a Justiça o fechamento da Arena Castelão e do Estádio Presidente Vargas”, afirmou o promotor, lembrando que a medida é uma determinação da Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023).

“A gente está avisando com antecedência, alertando, jogando o sinal amarelo para o Governo de que há uma iminência de um problema sério que nós vamos enfrentar, logo, caso isso não seja rapidamente resolvido”, acrescentou Edvando. O coordenador do Nudtor ainda reforçou que o fechamento dos estádios não é um desejo do MP, mas que providências serão tomadas caso os estádios não estejam aptos segundo a lei.

Em contato com o promotor de Justiça, o Esportes O POVO apurou também que o estádio Romeirão tem sido sondado pelo Governo do Estado para receber a tecnologia da biometria facial, mesmo tendo capacidade menor do que 20 mil.

O Esportes O POVO entrou em contato com Ceará e Fortaleza, os dois clubes que mais utilizam as duas principais praças esportivas citadas anteriormente, para saber o posicionamento sobre a implementação da tecnologia.

“Temos total interesse. Nós já manifestamos isso em várias oportunidades. A Lei Geral do Esporte determina que a partir do ano que vem (2025), os estádios com capacidade para mais de 20 mil pessoas tenham este recurso e nós esperamos que seja implementado quanto antes, pois só gera melhorias”, afirmou o CEO do Fortaleza, Marcelo Paz.

“Nós somos totalmente favoráveis, até porque já têm alguns estádios no Brasil que já estão com essa tecnologia. Sabemos que é algo do interesse de todos a implementação desse recurso”, pontuou o presidente do Ceará, João Paulo Silva.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Esporte do Estado se posicionou através de nota.

“A Secretaria do Esporte (Sesporte) informa que a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), em parceria com a Sesporte, já está trabalhando para adequar a Arena Castelão e o Romeirão à Lei a federal Estádio Seguro, a ser implementado antes do prazo de junho 2025. Já existe um processo licitatório realizado. A Etice está concluindo o planejamento da estrutura do controle de acesso e do videomonitoramento com controle facial”, afirmou.

O Esportes O POVO entrou em contato com a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Secel), mas até o momento não obteve retorno. Em caso de envio de posicionamento, a matéria será atualizada. 

O Povo

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.