De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

educação

Alunos do Programa Alcance da Alece destacam a presença feminina na ciência

dyivufmvz9vuynmnafz0t3cgijyv83mqucr1s3im-1024x682.jpg

Iniciativa da Alece valoriza a contribuição das mulheres na ciência e promove equidade de gênero.

Neste sábado (10/08), os estudantes do Programa Alcance, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), participaram de uma série de atividades voltadas para a valorização da presença feminina em diversas áreas da ciência. As ações ocorreram durante o Aulão Alcance Enem, iniciativa que ocorre aos sábados e visa preparar alunos de escolas públicas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.

Um dos destaques do evento foi a entrega de certificados do concurso de redação sobre equidade no meio científico, além da Comenda Mulheres com Ciência. O concurso teve como tema “Mulheres na Ciência: a importância do incentivo à equidade de gênero”. As três vencedoras foram premiadas: Maria Cibele Rocha Pereira, a campeã, recebeu um laptop; Lara Raiza Gomes Silva, segunda colocada, e Sarah Paulino dos Anjos, terceira, ganharam tablets.

A deputada Jô Farias (PT), coordenadora do Programa Alcance, parabenizou as alunas vencedoras e enfatizou a importância do empoderamento feminino. “Quando você empodera uma mulher, uma menina, você empodera uma família e transforma uma sociedade. Precisamos lembrar que cada uma de nós, mulheres, tem um papel crucial na luta diária por nossos direitos”, declarou.

Na ocasião, a parlamentar também anunciou a nova iniciativa “Vozes Femininas do Alcance”, um espaço dedicado a jovens mulheres interessadas em conhecer mais sobre seus direitos, deveres e opções de carreira. “Nosso objetivo é fornecer conhecimento e encorajar cada jovem mulher a assumir seu papel na sociedade com confiança e clareza”, explicou Jô Farias.

Comenda Mulheres com Ciência reconhece contribuições femininas
Durante a programação, a Comenda Mulheres com Ciência foi entregue a diversas personalidades femininas que se destacam em suas áreas. Entre as homenageadas estavam Cristiane Leitão, primeira-dama da Alece; Jade Romero, vice-governadora do Ceará; Sandra Monteiro, secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará; a ativista Maria da Penha; e Deborah Cavalcante, juíza titular do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Caucaia.

A juíza Deborah Cavalcante destacou a importância da educação para que as mulheres alcancem posições de protagonismo, citando como exemplo a participação feminina na Constituinte de 1988. “Precisamos, sim, pensar em mulheres em locais de tomada de decisão”, defendeu.

Sandra Monteiro, secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, ressaltou a necessidade de combater preconceitos de gênero e raciais. Ela sublinhou que a presença de mulheres em espaços de decisão é apenas um passo para a equidade. “Temos que chegar, permanecer, servir de exemplo e estimular que mais meninas e mulheres cheguem lá. A educação e a ciência são caminhos para essa transformação”, afirmou.

Cristiane Sales Leitão: Fonoaudióloga com especializações em Gestão Integrada, Mediação e Práticas Restaurativas. Atua no Conselho Cearense dos Direitos da Mulher e é a primeira-dama da Alece.

Jade Afonso Romero: Vice-governadora do Ceará, graduada em Gestão Pública, com especialização em Políticas Públicas e mestrado em andamento em Administração Pública. Tem experiência em gestão esportiva e participação política.

Deborah Cavalcante de Oliveira Salomão Guarines: Juíza titular em Caucaia e coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Ceará. Possui mestrado em Planejamento e Políticas Públicas.

Sandra Maria Nunes Monteiro: Secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, mestre, doutora e pós-doutora em Farmacologia. Atua na docência na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Maria da Penha Maia Fernandes: Ativista reconhecida pela sua luta contra a violência doméstica, que levou à criação da Lei Maria da Penha, em 2006.

Web Rádio Ceará Rural

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.