De Segunda a Sexta – 06h às 07h

educação

Alunos do Programa Alcance da Alece destacam a presença feminina na ciência

dyivufmvz9vuynmnafz0t3cgijyv83mqucr1s3im-1024x682.jpg

Iniciativa da Alece valoriza a contribuição das mulheres na ciência e promove equidade de gênero.

Neste sábado (10/08), os estudantes do Programa Alcance, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), participaram de uma série de atividades voltadas para a valorização da presença feminina em diversas áreas da ciência. As ações ocorreram durante o Aulão Alcance Enem, iniciativa que ocorre aos sábados e visa preparar alunos de escolas públicas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.

Um dos destaques do evento foi a entrega de certificados do concurso de redação sobre equidade no meio científico, além da Comenda Mulheres com Ciência. O concurso teve como tema “Mulheres na Ciência: a importância do incentivo à equidade de gênero”. As três vencedoras foram premiadas: Maria Cibele Rocha Pereira, a campeã, recebeu um laptop; Lara Raiza Gomes Silva, segunda colocada, e Sarah Paulino dos Anjos, terceira, ganharam tablets.

A deputada Jô Farias (PT), coordenadora do Programa Alcance, parabenizou as alunas vencedoras e enfatizou a importância do empoderamento feminino. “Quando você empodera uma mulher, uma menina, você empodera uma família e transforma uma sociedade. Precisamos lembrar que cada uma de nós, mulheres, tem um papel crucial na luta diária por nossos direitos”, declarou.

Leia também:  Elmano de Freitas decreta ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro

Na ocasião, a parlamentar também anunciou a nova iniciativa “Vozes Femininas do Alcance”, um espaço dedicado a jovens mulheres interessadas em conhecer mais sobre seus direitos, deveres e opções de carreira. “Nosso objetivo é fornecer conhecimento e encorajar cada jovem mulher a assumir seu papel na sociedade com confiança e clareza”, explicou Jô Farias.

Comenda Mulheres com Ciência reconhece contribuições femininas
Durante a programação, a Comenda Mulheres com Ciência foi entregue a diversas personalidades femininas que se destacam em suas áreas. Entre as homenageadas estavam Cristiane Leitão, primeira-dama da Alece; Jade Romero, vice-governadora do Ceará; Sandra Monteiro, secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará; a ativista Maria da Penha; e Deborah Cavalcante, juíza titular do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Caucaia.

A juíza Deborah Cavalcante destacou a importância da educação para que as mulheres alcancem posições de protagonismo, citando como exemplo a participação feminina na Constituinte de 1988. “Precisamos, sim, pensar em mulheres em locais de tomada de decisão”, defendeu.

Sandra Monteiro, secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, ressaltou a necessidade de combater preconceitos de gênero e raciais. Ela sublinhou que a presença de mulheres em espaços de decisão é apenas um passo para a equidade. “Temos que chegar, permanecer, servir de exemplo e estimular que mais meninas e mulheres cheguem lá. A educação e a ciência são caminhos para essa transformação”, afirmou.

Leia também:  Alece define horário de funcionamento durante o recesso parlamentar

Cristiane Sales Leitão: Fonoaudióloga com especializações em Gestão Integrada, Mediação e Práticas Restaurativas. Atua no Conselho Cearense dos Direitos da Mulher e é a primeira-dama da Alece.

Jade Afonso Romero: Vice-governadora do Ceará, graduada em Gestão Pública, com especialização em Políticas Públicas e mestrado em andamento em Administração Pública. Tem experiência em gestão esportiva e participação política.

Deborah Cavalcante de Oliveira Salomão Guarines: Juíza titular em Caucaia e coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Ceará. Possui mestrado em Planejamento e Políticas Públicas.

Sandra Maria Nunes Monteiro: Secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, mestre, doutora e pós-doutora em Farmacologia. Atua na docência na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Maria da Penha Maia Fernandes: Ativista reconhecida pela sua luta contra a violência doméstica, que levou à criação da Lei Maria da Penha, em 2006.

Web Rádio Ceará Rural

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress