Para envelhecer bem e ter qualidade de vida na velhice, é necessário construir e manter músculos. É o que sempre lembra a médica norte-americana Gabrielle Lyon aos seus pacientes. A geriatra é autora do livro A Revolução dos Músculos, lançado pela editora Intrínseca em março, aqui no Brasil. Em reportagem nesta quinta-feira (16.05), a BBC News Brasil destrincha “Por que você deve focar em ganhar músculos – e não em emagrecer – conforme fica mais velho”.
“Talvez a gente não se importe tanto em usar biquíni ou ficar bem no corpo, mas nos preocupamos muito mais em sermos autônomos, ter força para pegar nossos netos no colo. Carregar suas próprias compras, viver de forma independente, esse é o primeiro motivo para se preocupar em manter uma boa massa muscular”, afirma Lyon.
“Mas vai muito além disso. Manter massa muscular ajuda a prevenir doenças crônicas como obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão, doenças cardiovasculares… Quadros que se tornam mais comuns conforme as pessoas envelhecem”.
Embora o apelo para ganhar músculos seja mais popular entre as gerações jovens, que buscam melhorar a aparência do corpo ou a performance esportiva, Lyon defende que são aqueles com mais de 50 anos os que mais deveriam se preocupar com a composição corporal.