De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

economia

Inadimplência atinge 1 em cada 4 pequenos negócios no Brasil, aponta Sebrae

calculadora-calcular-inadimplencia.jpg

A inadimplência continua a ser um desafio para os pequenos negócios no Brasil, afetando um em cada quatro deles, de acordo com a pesquisa mais recente do Sebrae, realizada em março. As dívidas em atraso representam pelo menos 30% das despesas dessas empresas, um cenário ligeiramente pior do que o identificado em novembro de 2023. Na época, a inadimplência atingia 23% dos entrevistados.

O Governo Federal atribui parte dessa inadimplência a políticas anteriores, como o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), que não permitia a renegociação de débitos. Isso contribui para o aumento do endividamento dos empresários e criando uma situação problemática para o setor.

Décio Lima, presidente do Sebrae, destaca a importância da ampliação do Programa Desenrola Brasil para ajudar essas empresas. “O Desenrola foi uma ação que devolveu o fôlego para as famílias brasileiras que tinham uma parte significativa dos seus orçamentos comprometidos com dívidas. Graças a essa medida, tivemos uma retomada do consumo e o consequente aquecimento da economia. Agora, com a inclusão das micro e pequenas empresas nesse programa, medida que já foi anunciada e deve ser implementada em breve, teremos a chance de oferecer um apoio crucial para os empreendedores”, comentou.

A pesquisa revela que a situação é ainda mais desafiadora para os microempreendedores individuais (MEI), com um percentual de endividados chegando a 26%. As dívidas representam cerca de 63% das despesas, um peso maior do que nas micro e pequenas empresas.

Para enfrentar esse problema, o governo lançou o Programa Acredita, que possibilitará a renegociação das dívidas do Pronampe. Tal medida não era permitida anteriormente e que acabou por dificultar a situação para as empresas, como destacou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no lançamento do programa.

“O maior problema do Pronampe é que ele impede a renegociação. Isso causou imensos problemas para as empresas”, disse.

Fonte: ANC

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.