De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

mundo

Revista científica publica por engano ilustração de rato com pênis gigantesco após uso de IA

Screenshot 2024-02-18 at 10-17-07 Revista científica publica por engano ilustração de rato com pênis gigantesco após uso de IA

Uma revista científica publicou um artigo nesta semana repleto de imagens absurdas e grotescas geradas por inteligência artificial (IA). Entre elas, uma ilustração que apresentava um pênis gigantesco de um rato. O episódio é o exemplo mais recente de como a IA generativa está entrando na academia com efeitos preocupantes, contou a “VICE”.

O artigo “Funções celulares das células-tronco espermatogoniais em relação à via de sinalização JAK/STAT” foi publicado na quarta-feira (14/2) na edição da revista “Frontiers in Cell Development and Biology”, de autoria de pesquisadores do Hospital Hong Hui e da Universidade Jiaotong, na China. É pouco provável que o artigo em si seja atraente para a maioria das pessoas sem interesse específico nas células estaminais de pequenos mamíferos, mas a falha acabou viralizando.

Uma figura é o diagrama de um pênis de rato dissecado, que parece ter mais que o dobro do tamanho de seu corpo e tem todas as características da geração desajeitada de IA, incluindo texto distorcido. Os rótulos no diagrama incluem palavras que não existem em inglês, como “iollotte sserotgomar cell”, “testtomcels” e “dck”. O artigo credita as imagens ao Midjourney, uma popular ferramenta de IA.

Outras figuras geradas por IA no artigo contêm absurdos textuais e visuais, incluindo diagramas de células que se parecem muito mais com “pizzas alienígenas”.

Não está claro como os equívocos passaram pelo processo de edição, revisão e publicação. O site “Motherboard” contatou o revisor do artigo, Jingbo Dai, da Northwestern University (Illinois, EUA), que disse que não era sua responsabilidade examinar as imagens obviamente incorretas. Ele alegou que a sua obrigação é analisar apenas os aspectos científicos do artigo e que a editora responsável pela revista deve ser responsabilizada pelos demais detalhes. O segundo revisor, que está baseado na Índia, não estava disponível para comentário.

A direção da “Frontiers in Cell Development and Biology” disse que o uso de IA é permitido, mas destacou que a precisão factual deve ser garantida pelos autores dos artigos.

Extra

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.