O corpo de um bebê, nascido prematuro e falecido algumas horas depois, foi inadvertidamente descartado por “equívoco” na cidade de Santo Amaro (BA), localizada aproximadamente a 70 km da capital estadual. Conforme informação do Metrópoles a prefeitura local informou que está mobilizando uma força-tarefa para recuperar o corpo.
Em comunicado, o órgão esclareceu que a mãe do bebê deu entrada em uma unidade de saúde na última quinta-feira (18/1), em estágio avançado de trabalho de parto prematuro. Após ser atendida pela equipe de emergência, ela deu à luz um bebê de 29 semanas, por volta do sétimo mês de gestação, através de um parto normal. O recém-nascido, com 1,26 kg, enfrentava dificuldades respiratórias devido à prematuridade e, infelizmente, não resistiu.
Após aproximadamente cinco horas de esforços para estabilizar o quadro de saúde e realizar manobras de ressuscitação, o bebê veio a falecer por volta das 15h40.
A Prefeitura de Santo Amaro esclareceu que, após a confirmação do óbito, uma equipe multidisciplinar foi mobilizada para prestar apoio à família, principalmente à mãe.
“O serviço funeral foi acionado, informando que o corpo seria liberado no primeiro horário do dia seguinte. No entanto, houve um lamentável equívoco, resultando no descarte acidental do corpo. Porém, em uma rápida apuração, montou-se uma força-tarefa, e o corpo do recém-nascido foi recuperado”, comunicou o órgão.
O poder Executivo municipal acrescentou que toma as medidas necessárias, inclusive de afastamento temporário do quadro de profissionais dos envolvidos no caso.
A Voz de Santa Quitéria