De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

patrimônio cultural

Governador do Ceará tomba Sítio Histórico do Patu, antigo campo de concentração

4888454

O Ceará tem um novo patrimônio histórico e artístico: o Sítio Histórico do Patu, em Senador Pompeu. O local foi palco de um dos campos de concentração que abrigaram milhares de flagelados da seca de 1932. O governador Elmano de Freitas (PT) assinou o decreto de tombamento definitivo nesta segunda-feira, 27.

O Sítio Histórico do Patu é formado por um conjunto arquitetônico composto por ruínas de casas, igreja, cemitério, açude e barragem. O espaço é considerado um símbolo da resistência e da memória dos sertanejos que sofreram com a fome, a sede, as doenças e a violência durante a maior seca do século XX.

A história do campo de concentração do Patu foi resgatada em 2022, quando o historiador Frederico Pernambucano de Mello publicou o livro “A Guerra do Caldeirão”. A obra revelou documentos e depoimentos sobre a existência de sete campos de concentração no Ceará, sendo o do Patu o único que ainda conserva as ruínas.

O tombamento do Sítio Histórico do Patu é uma forma de reconhecer e preservar o valor cultural, histórico e afetivo do local. O decreto prevê a elaboração de um plano de gestão e de um projeto de revitalização do espaço, que deverá contar com a participação da comunidade e de entidades ligadas à cultura e à educação.

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.