O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta sexta-feira, 17, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu para que ele convidasse o senador Cid Gomes (PDT) para ingressar na legenda petista.
“Eu estive com o presidente Lula essa semana e ele me pediu para fazer o convite ao senador Cid, que as portas do partido estão abertas caso ele queira se filiar ao PT”, afirmou o ministro nesta sexta-feira, 17, na inauguração da segunda etapa da Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará, do Sistema Fecomércio, no Centro.
O chefe da pasta da Educação disse, no entanto, que o convite ainda não tinha sido feito e brincou, dizendo que Cid ficaria sabendo por meio da imprensa.
Mais cedo, o governador Elmano de Freitas (PT) havia mencionado que, se dependesse dele, o senador Cid Gomes ingressaria no PT.
“Se depender de mim ele viria para o PT, eu não tenho nenhuma (dúvida). É o projeto que nós temos defendido no Ceará nesses 16 anos, e eu sou um governador da continuidade de um trabalho que foi iniciado pelo Cid”, disse Elmano nesta sexta-feira, 17.
Camilo pontuou que é suspeito para falar da competência de Cid, uma vez que ambos possuem uma relação que ultrapassa o campo político. Camilo avalia o senador como “um grande companheiro” e “um grande líder político”.
“Considero o maior governador que este Estado já teve”, completou.
O ministro acrescentou que o convite se estende a outros políticos que se encontram sem partido após reunião do Diretório Estadual do PDT, no último dia 8. O encontro encerrou-se com pedidos de carta de anuência em massa: 10 deputados estaduais, quatro federais e cinco estaduais suplentes.
“Quem quiser, nossos companheiros deputados estaduais, federais, o próprio senador Cid, os prefeitos, sempre serão muito bem-vindos”.