De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

saúde

Com mais de mil salas simultâneas, Ceará realiza Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação

231007_DIA-D-VACINACAO-CRATO_EJ0915-2048x1365

“Não doeu nada!”. Foi com a exclamação de Arthur, de 3 anos, que deu-se início ao Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, neste sábado (7), na região do Cariri, no Ceará.

A secretaria estadual da Saúde, Tânia Mara Coelho, e a secretária da Educação, Eliana Estrela, participaram de ações para promover a atualização das cadernetas de vacina na região.

O intuito da Campanha é, além de manter a situação vacinal em dia, recuperar as coberturas, oportunizar a vacinação e reduzir os riscos de reintrodução de doenças que já foram eliminadas ou controladas no Estado e no País. O público-alvo são crianças de 0 a 15 anos de idade.

“Hoje é um dia muito importante, estamos mobilizando todos os municípios, nessa parceria saúde, educação, municípios e estado. As crianças precisam se vacinar, precisamos aumentar a nossa cobertura vacinal”, ressaltou a secretária Tânia Mara Coelho.

“A nossa meta é 90%, mas a gente quer chegar a 95% até o final do ano e colocar o Ceará como referência na vacinação”, complementou.

A Campanha Nacional de Multivacinação teve início no dia 30 de setembro e segue até o dia 14 de outubro.

“Esse momento é importante para atualizar o cartão vacinal das crianças. Mesmo que você tenha uma criança que já está vacinada, leve ao posto para ter certeza que não está faltando nenhuma vacina. Isso é extremamente importante”, destacou a secretária da Saúde.

Além dos serviços nos postos de saúde, a Campanha Nacional de Multivacinação no Ceará incentiva a execução de estratégias diferenciadas para ampliar a adesão à imunização, através da realização de busca ativa de não vacinados e da disponibilização de vacinas dentro das escolas, Vapt-Vupts ou em locais com alta concentração de pessoas. Neste fim de semana, a Cidade Mais Infância e a Estação das Artes se tornam pontos de vacinação para os pequenos frequentadores.

As secretarias de Estado e outras autoridades locais foram a locais de vacinação nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.

Os irmãos Gustavo, Lorena e Clarice tiraram a manhã de sábado para atualizar a caderneta de vacinação. Levados até o um dos locais de vacinação pelo pais, Antônia Regina e Tarcísio.

“É muito importante manter as vacinas em dia, porque isso previne doenças. Inclusive previne a volta de doenças que já estão erradicadas”, pontuou a mãe do trio.

Os pais se importam tanto com a vacinação das crianças que, ao checarem, as cadernetas das duas meninas estavam completas, e apenas Gustavo precisou ser vacinado. Ao lado do pai, com apenas uma picadinha, resolveu essa pendência. “Quem ama, vacina. Agora tenho certeza que estão todos protegidos”, concluiu Antônia Regina.

O objetivo da campanha no Ceará é analisar e atualizar a caderneta de vacinação de cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes. Para isso, mais de 2.500 salas de vacinação estarão ativas em todo território estadual nas três semanas de campanha. Durante o Dia D, 1.600 salas de vacinação estiveram em pleno funcionamento.

De acordo com os dados do primeiro trimestre de 2023, o Ceará apresenta resultados superiores a 80% de cobertura vacinal, tais como BCG (com porcentagem de 93%), pentavalente (84%); poliomielite (84%), pneumocócica 10 (84%); rotavírus (81%), meningocócica C (81%) e tríplice viral (D1) (89%). Os dados estão disponíveis no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), do Ministério da Saúde.

Mesmo com bons números, a meta de vacinação é, pelo menos, 90% em toda a cobertura vacinal. E para tornar isso possível, a secretária de Educação, Eliana Estrela, uniu forçar com a secretária Tânia Coelho. Manter as vacinas em dia não apenas protege a saúde individual, mas também ajuda a controlar e erradicar doenças preveníveis por vacinas, objetivo do programa nacional de imunização que completa 50 anos de conquistas na saúde pública.

“Essa parceria é muito importante, e a educação, mais do que nunca, fortemente, fazendo com que as crianças se vacinem, os nossos jovens também”, enfatizou a secretária Eliana Estrela. “Muitas escolas, na matrícula, já pedem autorização para vacinar as crianças. Então, a escola é esse espaço aberto para fazer essa mobilização. Saúde e educação, juntas, para vacinar as nossas crianças”, concluiu.

A dona Maria Neide Barros saiu de sua casa com um pensamento, o de “cumprir com a responsabilidade”. A dona de casa levou o sobrinho, Gabriel Barros, de 14 anos, para atualizar a caderneta de vacinação.

“Ele é sobrinho, mas é mesmo que seja filho duas vezes. Para mim é mais do que uma necessidade fazer isso, é um ato de responsabilidade. Porque você vai evitar várias doenças e evitar que volte alguns ciclos tristes que já tivemos”, pontuou. “Infelizmente, ultimamente já tem aparecido algumas coisas por falta de vacinação, então temos que está determinados e correndo atrás de sempre estar com o cartão em dia”, completou.

Todas as vacinas de rotina estarão disponíveis para o público-alvo da Campanha, sendo elas: BCG, Hepatite A, Hepatite B, Pentavalente (DTP/Hib/Hep. B), Pneumocócica 10-valente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Vacina Rotavírus Humano (VRH), Meningocócica C (conjugada), Febre Amarela, Tríplice Viral, DTP (tríplice bacteriana), Tetraviral (tríplice viral/varicela), HPV quadrivalente, dT (dupla adulto), dTpa (DTP adulto) e Menigocócica ACWY. Na oportunidade, também será intensificada a oferta da vacina para covid-19.

Governo do Ceará

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.