Os dois últimos trechos da primeira fase para a construção da Ferrovia Transnordestina no Ceará, entre Baturité e Aracoiaba (lote 9) e entre Aracoiaba e Caucaia (lote 10), devem ser contratados até o fim de outubro próximo, caso os recursos sejam liberados.
As informações foram repassadas ao Diário do Nordeste pela Transnordestina Logística S.A. (TLSA), empresa responsável pela obra.
O lote 10, com 51 quilômetros de extensão, deve ser o próximo a ser contratado, no prazo de até 60 dias, com a assinatura do acordo prevista para o fim de setembro. Já o lote 9 deve ser contratado em até 90 dias, ou seja, até o fim de outubro.
A TLSA o avalia como o trecho de infraestrutura mais desafiador no Ceará, pois passa quase integralmente pelo Maciço de Baturité, região serrana com relevo montanhoso.
Em outubro, a ferrovia começará a operar no trecho entre Bela Vista do Piauí (PI) e Iguatu (CE), em um percurso de pouco mais de 500 km, menos da metade da extensão total da linha, que é de 1.206 km. Inicialmente, serão transportados grãos entre os terminais intermodais das duas cidades.
Iguatu também contará com um porto seco, assim como Missão Velha. Já em Quixeramobim, no Sertão Central, a estrutura está em estágio mais avançado e, até o momento, é o único porto seco oficializado da Transnordestina.
DN