Capistrano deu início nesta quarta (26) a um plano inovador no enfrentamento à dengue, através do uso de drones para o monitoramento e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti. O município é o primeiro do Norte e Nordeste a empregar essa tecnologia no combate ao mosquito
O prefeito Cláudio Saraiva afirmou que o uso de drones é uma estratégia inovadora no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. “O uso dessa tecnologia vai permitir uma atuação mais rápida e eficiente, protegendo nossa população e garantindo um impacto positivo na saúde pública”, destacou.
Os drones utilizados no projeto são equipados com câmeras de alta resolução e sensores térmicos, permitindo o mapeamento e identificação de focos do mosquito, monitoramento de áreas críticas e acesso a áreas de difícil alcance, além também do monitoramento georreferenciado que permite a criação de mapas detalhados para planejamento estratégico.
Tarcísio Araújo, da Global Facilities, afirmou que os drones são ferramentas importantes para combater a dengue. “O uso de drones para monitoramento e combate do mosquito aedes aegypti já vem acontecendo na Europa, Índia e no sul do Brasil. A população de Capistrano tem abraçado o projeto de forma magnífica”, pontuou Tarcísio.



