De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

CANETADA

Trump assina decreto que implementa tarifa de 50% em produtos do Brasil

AT

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump assinou a ordem executiva que implementa a tarifa de 50% contra o Brasil. O comunicado foi feito pela Casa Branca nesta quarta-feira (30). O chamado tarifaço sobre os produtos brasileiros deve valer a partir do dia 6 de agosto. 

No decreto, há diversos produtos importados do Brasil que ficarão de fora do tarifaço como suco de laranja, castanha-do-pará, produtos agrícolas, combustíveis, peças de aviação civil, alguns tipos metais, madeira, entre outros.

A lista completa de exceções foi publicada pela Casa Branca e pode ser conferida neste link.

Conforme o governo, a medida é para “lidar com políticas, práticas e ações recentes do Governo do Brasil que constituem uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos Estados Unidos” e diz que houve perseguição política contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Com a ordem, fica decretado um adicional de 40% às tarifas já existentes, o que eleva o total para 50%. 

“A Ordem conclui que a perseguição politicamente motivada, intimidação, assédio, censura e processos judiciais conduzidos pelo Governo do Brasil contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e milhares de seus apoiadores constituem graves violações dos direitos humanos que enfraqueceram o Estado de Direito no país”. diz comunicado emitido pela Casa Branca. 

Ainda conforme o texto, com o tarifaço, o presidente Trump estaria “defendendo as empresas norte-americanas de extorsão” e protegendo os cidadãos americanos de perseguição política. 

Na decisão, o governo Trump fala sobre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) , e afirma que ele abusou de sua autoridade para “ameaçar, mirar e intimidar milhares de adversários políticos”.

O texto indica ainda que Moraes “protegeu aliados corruptos […] muitas vezes em coordenação com outros oficiais brasileiros, incluindo outros ministros do Supremo Tribunal Federal, em prejuízo de empresas norte-americanas que operam no Brasil”. 

DN

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.