De Segunda a Sexta – 06h às 07h

FM Maior 93.3

Ouça ao vivo

De Segunda a Sexta – 06h às 07h

VAI PRA SANÇÃO

Senado aprova Projeto de Lei que endurece punições contra turismo sexual

Augusta Brito foi a relatora no Senado
Augusta Brito foi a relatora no Senado

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (4), o Projeto de Lei 5.637/2020, que visa endurecer as punições contra serviços turísticos que facilitem o turismo sexual. A proposta, de autoria do deputado Eduardo Bismarck (PDT/CE), segue agora para sanção presidencial.

O projeto altera a Lei 11.771, de 2008, que institui a Política Nacional de Turismo, e estabelece novas responsabilidades para os prestadores de serviços turísticos. Entre as obrigações, destaca-se o dever de combater práticas que favoreçam o turismo sexual, entendido como a exploração sexual associada à prestação de serviços turísticos, seja de forma direta ou indireta.

O texto define como infrações graves ações como promover, intermediar ou facilitar o recrutamento, transporte, alojamento ou acolhimento de pessoas para fins de prostituição. Também são consideradas infrações práticas como submeter crianças ou adolescentes à prostituição, omitir-se de colaborar com iniciativas governamentais de combate ao turismo sexual e promover, diretamente ou por meio de serviços turísticos, destinos turísticos conhecidos por esse tipo de exploração.

As penalidades para os infratores incluem multas, interdição de atividades e até o cancelamento do cadastro de prestadores de serviços turísticos.

A relatora da proposta, senadora Augusta Brito (PT-CE), destacou em seu relatório os impactos negativos do turismo sexual, como o aumento da violência, da desigualdade social e da degradação cultural, além de prejudicar a imagem das regiões afetadas. “Do ponto de vista econômico e social, o turismo sexual tem diversos efeitos negativos sobre o setor de turismo e, por isso, deve ser desestimulado”, afirmou a senadora na Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), onde o projeto foi aprovado antes de ser levado ao Plenário.

O projeto busca, assim, proteger a integridade das comunidades locais e promover um turismo mais ético e responsável no Brasil.

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.