A secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará, Vilma Freire, esteve em Brasília para tratar de assuntos estratégicos relacionados à participação dos Estados nordestinos na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro de 2025, em Belém do Pará.
Durante o encontro, Vilma Freire — que também atua como Coordenadora da Câmara Técnica do Meio Ambiente no âmbito do Consórcio Nordeste — esteve ao lado do presidente do Consórcio, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, em reunião com o embaixador André Corrêa do Lago, que preside a COP 30.
A pauta do encontro teve como foco o alinhamento sobre a presença efetiva e estratégica dos Estados do Nordeste na conferência, destacando o papel da região nas ações de enfrentamento às mudanças climáticas, conservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
A secretária destacou a importância da articulação conjunta dos estados nordestinos para garantir protagonismo na COP 30. “O Nordeste tem experiências exitosas, potencialidades e desafios específicos diante da emergência climática. Nossa presença articulada é fundamental para contribuir com soluções e dar visibilidade às nossas ações locais”, afirmou.
A COP 30 será a primeira edição do evento realizada na Amazônia brasileira e deve reunir líderes mundiais, representantes da sociedade civil, cientistas e especialistas para discutir compromissos globais de combate às mudanças climáticas.