No Ceará, a produção de café movimentou mais de R$ 8,6 milhões na economia das regiões do Maciço de Baturité e das serras de Ibiapaba e Meruoca, no ano passado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE). Mulungu, Tianguá, Guaramiranga, São Benedito, Pacoti, Viçosa do Ceará, Ibiapina, Ubajara, Aratuba, Guaraciaba do Norte, Baturité, Ipueiras, Massapê, Ipu, Meruoca, Reriutaba, Urubaretama, Alcântaras, Itapipoca, Missão Velha foram os municípios beneficiados pela produção do produto.
No intuito de impulsionar essa cadeia produtiva, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), promoverá nesta sexta-feira (11) o 2º Dia de Campo sobre Café de Floresta do Maciço de Baturité.
A capacitação acontecerá no Sítio Palmeiras, no município de Mulungu e será um momento de aprendizado e vivência na natureza, com troca de experiências sobre preservação, manejo produtivo e valorização do café especial.
Cultura de valor
Com atributos socioambientais e devido à qualidade superior do grão, da prática de sistemas agroflorestais, o “café de floresta” tornou-se uma cultura de valor. O café cultivado em consórcio com árvores cria um microclima favorável, enriquece o solo e protege o café do sol direto, resultando em uma bebida mais saborosa.
“O café é um dos produtos de alto valor agregado e o Ceará vem apresentando avanços na produção do Maciço de Baturité, assim como outras regiões do Ceará. É um produto com potencial elevado para desenvolver a economia regional, gerando emprego e renda”, informou o secretário executivo do Agronegócio, Silvio Carlos.
Segundo o executivo, “o dia de campo será uma oportunidade para conhecer de perto técnicas de produção que respeitam o meio ambiente e aumentam a produtividade, contribuindo para a melhoria das lavouras de quem trabalha com essa atividade agrícola de grande importância em nosso país”, conclui Carlos.
Além do dia de campo de amanhã, a SDE, em parceria com com o município de Mulungu, promoverá duas capacitações em manejo de cultivo de café em sistema de agrofloresta, também no município, no Sítio São Roque. A ação, que tem apoio da Associação de Cafeicultores do Maciço de Baturité, acontecerá de 22 a 26 de setembro. Mais informações através do contato: 85 99994‑4471.
Governo do Ceará