De Segunda a Sexta – 06h às 07h

SEM FICHA

Saiba quem é Sebastião Coelho, desembargador detido por desacato em julgamento de Bolsonaro no STF

a

Aposentado, investigado por ligações com o 8 de janeiro e com histórico de ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF), o desembargador Sebastião Coelho foi detido nesta terça-feira (25) ao tentar acompanhar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro sem credenciamento prévio.

Coelho é advogado do ex-assessor de Assuntos Internacionais do governo Bolsonaro, Filipe Martins — também denunciado, mas que não está em julgamento.

O desembargador acumula ataques à Suprema Corte e chegou a acampar em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília, em 2022.

Ele é aposentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e também do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF). Neste último, chegou a pedir a prisão do ministro Alexandre de Moraes. 

Sebastião Coelho também é alvo de um processo administrativo disciplinar aberto pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por suposta incitação de atos golpistas. 

O desembargador aposentado acampou no QG do Exército em Brasília após as eleições presidenciais de 2022. O CNJ pediu a quebra do sigilo bancário de Coelho, mas não houve evidências financeiras que o ligassem aos atos de 8 de janeiro de 2023.

Leia também:  Preço máximo de medicamentos sobe nesta segunda

Apesar da falta de comprovação de ligação, Sebastião chegou a discursar, após os ataques do começo daquele ano, afirmando que a “solução” seria prender Alexandre de Moraes.

Detenção nesta terça-feira (25)

O ex-desembargador tentou acessar a sessão do julgamento de Bolsonaro e mais sete aliados, mas foi impedido por não ter se credenciado. Ele gritou contra Alexandre de Moraes ao não conseguir entrar no local. 

A reação de Coelho chegou a interromper a fala do ministro, a quem chamou de “autoritário”. Por conta da confusão, o ex-desembargador foi detido pela Polícia Judicial do STF por “desacato e ofensas” à corte. 

O boletim de ocorrência e a liberação de Sebastião Coelho foram determinadas pelo presidente do STF, o ministro Luís Roberto Barroso.

DN

Compartilhe essa notícia:

Busca

Outras notícias

Mais lidas

plugins premium WordPress
Programa do Rochinha
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.